Campanha  Setembro Amarelo do IFRR: Valorização à Vida

O que é o evento?

É uma campanha de valorização à vida com foco na conscientização e na sensibilização de toda a população acerca da prevenção ao suicídio.

 Qual é o objetivo?

Prevenir e sensibilizar a comunidade acadêmica sobre o suicídio

 Como surgiu a ideia?

Surgiu do diálogo entre as Coordenações de Assistência ao Estudante (Coaes) sobre a necessidade de realização, em conjunto, de uma programação do Setembro Amarelo voltada para os estudantes, com a participação da equipe de acolhimento, das Coaes de todos os campi, da Cissp e da CQVSS, a fim de conversar sobre valorização da vida, cuidados com a saúde mental, desconstruindo ideias preconceituosas sobre o tema.

 Quando será realizado?

 O evento ocorrerá no período de 3 a 30 de setembro de 2020.

Qual é a programação?

A programação terá vídeos com mensagens motivacionais transmitidas por estudantes de cada campus, palestras, minicurso, bate-papo, mesa-redonda virtual  e o I Concurso de Desenho/Pintura, Poesia e Música do IFRR: Valorização à Vida, com o lançamento, ao final, de um e-book com as obras selecionadas.

Mensagens dos estudantes para você.

Clique aqui para ver o primeiro vídeo - https://youtu.be/OfR3i2p18PM

Este é o primeiro de uma série de vídeos que contam com a participação de estudantes dos campi do Instituto Federal de Roraima (IFRR) em favor da vida. Nele, estudantes do Campus Amajari, localizado no norte do Estado de Roraima, declamam o poema "Recomece", de Bráulio Bessa, poeta nordestino.

Você não está sozinho! #IFRReVocê #PelaValorizaçãoÀVida #SetembroAmarelo #Roraima #Brasil

Clique aqui para ver o segundo vídeo - https://youtu.be/3OzepwsoZvs

Este é o segundo de uma série de vídeos que contam com a participação de estudantes dos campi do Instituto Federal de Roraima (IFRR) em favor da vida! Nele, a aluna do curso Técnico em Gestão Hospitalar do Campus Boa Vista (CBV) Aldenise Maicon apresenta uma adaptação do texto “Dez leis para ser feliz”, de Augusto Cury, uma mensagem de positividade para enfrentar os dias turbulentos.

Clique aqui para ver o terceiro vídeo - https://youtu.be/4GSUMWzc8oQ

Este é o terceiro de uma série de vídeos em favor da vida que contam com a participação de estudantes dos campi do Instituto Federal de Roraima (IFRR). Nele, a aluna Ingridy Moraes, do curso Técnico em Administração subsequente do Campus Avançado Bonfim, declama o poema “Oferta de Aninha” (aos moços), de Cora Coralina, uma mensagem de esperança e resiliência.

Sigamos o exemplo da Aninha de Cora Coralina: acreditemos em valores humanos e sejamos otimistas! 

https://youtu.be/Wijl3DXIYmo

Você não está sozinho!

Você é incrível, você tem potencial, você é forte!

Este é o quarto de uma série de vídeos em favor da vida que contam com a participação de estudantes dos campi do Instituto Federal de Roraima (IFRR). Nele, a aluna Gisely Silva, do curso Técnico em Serviços Públicos do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), apresenta uma adaptação do texto “Você é forte”, de Gabriella Saraivah.

Não esqueça: acredite que você é uma pessoa extraordinária!


Acesse aqui a Cartilha "Precisamos falar sobre o suicídio: orientação à população roraimense".

Organizada e editada por servidores técnicos administrativos do IFRR, a cartilha está dividida em dois tópicos: “Suicídio: precisamos falar desse tema” e “Onde procurar ajuda em Roraima para saúde mental”. Neles, o leitor terá informações de como é o comportamento suicida, dos fatores de proteção em relação ao suicídio, das crenças e dos mitos sobre o suicídio, das ações que ajudam na sua prevenção, além de ter acesso aos endereços e telefones para atendimento de urgência/emergência/ambulatorial em Roraima, às opções de atendimento laboratorial no estado e a alguns sites e contatos confiáveis que tratam do assunto. 

------

Não perca a palestra "Resiliência Psicológica: transformar as experiências negativas em aprendizado e oportunidade de crescimento".
Ela é ministrada pelo consultor terapêutico e life coach Flávio Brito. Integra as ações da campanha Setembro Amarelo do Instituto Federal de Roraima. Foi transmitida pela plataforma Google Meet no último dia 17 de setembro.
Flávio Brito é um psicólogo brasileiro que atua na Nova Zelândia e fez cursos em Harvard e no Beck Institute na área de terapia cognitivo-comportamental. Trabalha como consultor terapêutico e life coach, além de realizar pesquisas na área de resiliência psicológica e desafios emocionais.

https://www.youtube.com/watch?v=sT0_onpiZ1M