Histórico

por Janderson Melo Baima publicado 09/06/2020 14h35, última modificação 15/05/2023 16h22

                         Histórico Nacional do Observatório do Mundo do Trabalho

 

         Em âmbito nacional o MEC/SETEC criou em 2006 o Sistema de Informações da Educação Profissional (SIEP), visando construir um conjunto de ferramentas na área de tecnologias digitais, bem como a modernização dos processos de planejamento e gestão para a Rede de EPTC. Tanto no nível das unidades acadêmicas, como no nível das instâncias de regulação e avaliação, tendo em vista subsidiar os processos de planejamento estratégico e operacional, bem como suas rotinas administrativas,acadêmicas e de gestão, estabelecendo os indicadores necessários ao diagnóstico, monitoramento e avaliação.

          Posteriormente, o SIEP foi incorporado pela Rede Nacional de Pesquisa e Inovação em Tecnologias de Inclusão de Pessoas Deficientes (RENAPI), como estratégia de expansão, modernização e melhoria contínua da Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 

       Dentre os vários subsistemas estava o Observatório Nacional do Trabalho e da Educação Profissional e Tecnológica. Para o que se propunha, pretendia-se que o Observatório Nacional funcionasse com um portal agrupando as informações da educação profissional em nível nacional. A esse portal estaria integrada uma rede composta por cinco observatórios regionais que funcionariam em unidades (Cefets) indicadas em cada uma das regiões do país (Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste).

    Para mais informações segue o artigo Projeto de desenvolvimento, implantação, suporte e manutenção do Observatório Nacional do Trabalho e da Educação Profissional e Tecnológica, disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2872/pdf_9.

    Por motivos desconhecidos a política não prosperou na Rede Federal mas algumas instituições de ensino considerando a relevância do trabalho mantiveram observatórios em suas estruturas.

           

                             Histórico do Observatório do Mundo do Trabalho no IFRR

 

         No IFRR, as atividades iniciaram em 2011 com a criação da Coordenação do Observatório do Mundo do Trabalho, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão. Os primeiros trabalhos desenvolvidos consistiram na elaboração de boletins, estudos que subsidiaram a proposta de criação do campus Boa Vista Zona Oeste, estudos sócio-econômicos no entorno do campus Amajari e Novo Paraíso, e o Projeto Observatório do Estágio em parceria com a Direx/CBV.

         Em 2014 com a aprovação do Regimento Geral do IFRR, o OMT passou a integrar a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e a ter regulamentado disposições sobre sua atuação, conforme se verifica a seguir:

Art. 173. O Observatório do Mundo do Trabalho, vinculado à PRODIN, deverá cumprir com a finalidade de subsidiar as ações do IFRR com dados e informações sobre:

1. as características e dinâmicas social, econômica e cultural;

2. as evoluções e tendências de mercado da região;

3. o perfil dos trabalhadores formais e informais;

4. os indicadores sociais; e

5. as Políticas Públicas sociais, econômicas e culturais em nível Municipal, Estadual e Federal;

Art. 174. O Observatório do Mundo do Trabalho será coordenado por um Coordenador que, para o desenvolvimento de seu trabalho, deverá contar com o apoio de uma
equipe de profissionais integrantes das estruturas das demais Pró-reitorias e dos Campi, designados por suas chefias imediatas para a realização de tarefas específicas
e pontuais.

Parágrafo Único. Em cada Campus deverá ser estruturada uma equipe de trabalho para suporte ao Observatório a qual será responsável por desenvolver as atividades deste, no âmbito da área de abrangência da respectiva Unidade.

         Alinhado com o que preceitua o Regimento Geral, o PDI (2014-2018) trouxe várias disposições voltadas à formação para o mundo do trabalho. Ademais reforçou a atribuição da Coordenação do Observatório do Mundo do Trabalho, vinculada ao Departamento de Planejamento Institucional, para subsidiar as ações do IFRR com dados e informações socioeconômicas.

         Em 2017 foi constituída a Comissão Permanente do Observatório do Mundo do Trabalho, por meio da Portaria No784/GR. Visando a retomada dos trabalhos em 06 de novembro 2018, foi expedida a Portaria No2115/GR, que designa novos membros para comporem a Comissão Permanente do OMT/IFRR. Na quinta reunião, realizada em 14 de maio de 2019, foi deliberado pela transformação da Comissão em Núcleo e retorno do Observatório à PROEX, o que foi acolhido pelos gestores e em Julho de 2019 o OMT volta a integrar a Extensão.

     Em outubro de 2021 foi aprovada a Resolução 608/2021 - CONSUP/IFRR, a qual dispõe sobre as finalidades, a organização e o funcionamento da Política de Acompanhamento do Egresso (PAE) do IFRR. A PAE integra o conjunto de ações da Política de Extensão do IFRR, o planejamento e a execução das ações da Política
serão realizados em cada campus, sob a responsabilidade do setor de extensão de forma articulada com os setores de pesquisa e ensino. Com a Resolução 608/2021 - CONSUP/IFRR, as pesquisas de acompanhamento de Egresso tornaram-se institucionalizadas. Tais pesquisas foram estruturadas pela equipe do OMT, discutidas e aprovadas com os dirigentes de extensão.

       No ano de 2021 foi criado o Grupo de Pesquisa do Observatório do Mundo do Trabalho do Instituto Federal de Roraima (IFRR) o qual é composto por três linhas de pesquisa, Educação Profissional e Tecnológica na perspectiva de desenvolvimento Amazônico, O egresso do IFRR e sua empregabilidade e Políticas públicas, vocações e estratégias de desenvolvimento regional sustentável.

        Visando cumprir as finalidades para execução da PAE, em 2022 os Campi instituíram os comitês gestores de acompanhamento de egressos (CGIPAE), os quais têm como atribuição monitorar o cumprimento da PAE do IFRR no âmbito do respectivo campus, assessorar o setor de extensão do campus na elaboração do PAAE e acompanhar a execução do PAAE do respectivo campus.

     No mesmo ano foi disponibilizado aos dirigentes de extensão os formulários para aplicação da primeira e segunda etapa da pesquisa de acompanhamento de egressos, sendo aplicadas para os discentes finalistas e os egressos do IFRR, respectivamente. Os dados coletados até o presente momento estão sendo analisados para posterior elaboração do relatório com os resultados da pesquisa.

     Atualmente com a reformulação do regimento geral do IFRR, estão sendo realizadas discussões quanto a reformulação do Núcleo do Observatório do Mundo do Trabalho, sendo sugerida a alteração para Núcleo de Relações com o Mundo do Trabalho. A proposta de reformulação encontra-se em análise.

 

 

Equipe do Observatório do Mundo do Trabalho/IFRR
31 de Março de 2023