ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – Unesp realiza aula inaugural de curso de Mestrado Profissional

por Laura publicado 01/02/2017 19h35, última modificação 01/02/2017 20h53
Alunos são do Instituto Federal de Roraima
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – Unesp realiza aula inaugural de curso de Mestrado Profissional

Reitora do IFFR, professora Sandra, Pró-Reitor de Pós-Graduação, professor Sant'Anna Neto, Vice-Diretor da FE, professor Botelho e o Coordenador do curso de Mestrado Profissional, professor Jorge Muniz Jr.

A Unesp realizou, dia 31 de janeiro, na Reitoria, em São Paulo a aula inaugural do curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção (MePEP). Estiveram presentes na cerimônia o Pró-Reitor de Pós-Graduação da Unesp, João Lima Sant'Anna Neto, a Reitora do Instituto Federal de Roraima (IFFR), Sandra Mara de Paula Dias Botelho, o Vice-Diretor da Faculdade de Engenharia (FE) da Unesp de Guaratinguetá, Edson Cocchieri Botelho e o Coordenador do curso de Mestrado Profissional, Jorge Muniz Jr., além dos 20 mestrandos ingressantes do IFFR.

Como alunos de mestrado, o curso conta com professores e funcionários do Instituto que foram aprovados no processo seletivo, oferecido pela Unesp. Ele faz parte de um convênio firmado entre a Unesp e o IFFR. Seu objetivo é formar mestres para atuar no ensino e na pesquisa em instituições de ensino superior. Sua proposta é realizar projetos e implantar sistemas produtivos integrados de bens e serviços nas organizações públicas e privadas, não deixando de lado a importância com o meio ambiente.

As aulas serão presenciais e ocorrerão no Câmpus de Guaratinguetá da Unesp, em Roraima e a distância (EaD), pela Univesp.

O Pró-Reitor de Pós-Graduação, professor Sant'Anna Neto abriu o evento agradecendo a presença de todos e destacando que a Unesp é a segunda maior universidade do país, ele também falou dos programas de pós-graduação que a universidade possui e de seus mais de 15 mil alunos matriculados, somente na pós. “Fico muito feliz em recebê-los, espero que a Unesp atenda todas as expectativas e que esta nossa parceria dê certo e seja a primeira de várias outras”.

A reitora, professora Sandra lembra que a Unesp foi a única que atendeu as expectativas que eles esperavam e precisavam. De acordo com ela, o objetivo principal é buscar o desenvolvimento local e regional lá em Roraima. “Eu me orgulho muito desta parceria, e sinto que será o começo de outras mais, acredito que entramos de uma forma, e sei que sairemos agindo e pensando de outra forma”. “Não posso deixar de registrar o quanto estamos sendo bem recebidos e acolhidos pela Unesp, nossa parceria será como um casamento para um longo tempo, um casamento financeiro”.

O Vice-diretor da Unesp de Guaratinguetá, o professor Botelho, agradece as palavras da reitora e explica que a direção da FE está animada com a parceria. “Atualmente nós temos quatro programas de pós-graduação em nossa unidade, isto possibilitará aos novos alunos terem contatos com profissionais de outras áreas, será uma oportunidade de crescimento”. O vice-diretor, acrescenta também, que todos os alunos sejam bem vindos na Unesp e que eles se sintam em casa. “Desejo um sucesso tremendo a vocês”, conclui.

O coordenador do curso, professor Muniz Jr., agradeceu a todas as pessoas que fazem parte e que colaboraram para que esta parceria pudesse existir. Para ele, a importância desta parceria da Unesp com o Instituto Federal de Roraima evidencia o perfil da Unesp de contribuir com o desenvolvimento regional, evidencia a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade do programa, “esta parceria em especial, inclui implementação de iniciativas que contribuirão para o amadurecimento e consolidação do MePEP, como por exemplo inserção de pesquisadores de outros câmpus”, acrescenta.

Muniz Jr. iniciou a sua apresentação trazendo um histórico da necessidade das regiões em ter cursos de mestrado, e acrescenta também que está no DNA da Unesp ter este desenvolvimento das regiões onde ela se faz presente e onde tem contato. Ele também explicou como surgiu o Mestrado Profissional e por que?; o que é o Mestrado Profissional em Engenharia; qual é o diferencial da Engenharia de Produção e Como é o modelo da Unesp?

O professor destacou que um Mestrado Profissional prepara recursos humanos de alto padrão e prepara o aluno para o doutorado, e que é uma excelente oportunidade de aprimoramento.

O coordenador também apresentou o departamento de Produção da Unesp de Guaratinguetá. “Nosso departamento tem graduação 5 estrelas pelo Guia do Estudante e também tem prêmios de melhor tese pela Abepro (Associação Brasileira de Engenharia de Produção) e de graduação. 

O curso, de acordo com Muniz Jr. é multidisciplinar e interdisciplinar, ele atende às áreas de gestão em produção; produto e processo e sustentabilidade. E ressalta pontos estratégicos do curso, como o Recrutamento de talentos Unesp; presença do EaD pela  Univesp e internacionalização.

Ele também fala de metas: “As metas 2017-2020 colocam o Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Unesp, na rota de se tornar um dos melhores cursos de mestrado profissional em Engenharia de Produção do país, para tal ele deve atender novas turmas e credenciar pesquisadores de outros câmpus da Unesp”.

Após a apresentação do professor Muniz Jr., o Pró-reitor de Pós-Graduação finaliza o evento desejando sucesso a todos e destacando que o desafio das universidades é encontrar outras fontes de financiamento. “O que não queremos é que esta fonte seja recurso do aluno”, conclui.

Depoimento de Sandra Mara de Paula Dias Botelho, Reitora do Instituto Federal de Roraima (IFFR)
"
Fico muito feliz, porque hoje se concretiza um estudo de parceria que se iniciou em 2014. É muito importante uma iniciativa desta, porque temos a questão de ser um grupo heterogêneo de servidores técnico-administrativos e de professores com a oportunidade de fazer o Mestrado Profissional, cada um com um projeto específico, visando melhoria dos nossos produtos internos, seja na área de gestão, seja na área de docência, mas todos eles voltados para a melhoria da execução. Nós já tínhamos Mestrados Acadêmicos, mas este é o nosso primeiro Mestrado Profissional. A expectativa e envolvimento são muito grandes. Acredito que desta parceria, deste convênio surgirão muitos frutos."

Como o servidor se inscreveu
O IFFR abriu um edital para toda a comunidade interna do Instituto com 20 vagas. Após a inscrição, houve uma seleção entre os inscritos. Os alunos se locomoverão de 60 em 60 dias para São Paulo. E os professores da Unesp irão entre 15 e 20 dias para Roraima nestes 2 anos.

 

Fabiana Manfrim
Assessoria de Imprensa/Unesp
1/2/2017
« Maio 2024 »
month-5
Do Se Te Qu Qu Se Sa
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1