Profissionais do IFRR participam do 5.° Encontro Pedagógico do Ifam

por Laura publicado 09/10/2017 16h05, última modificação 09/10/2017 16h07
O evento ocorreu no Campus Manaus Centro e reuniu profissionais dos sete institutos federais da Região Norte

Na última semana, o 5.° Encontro Pedagógico (Enped) do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) reuniu cerca de 180 profissionais dos institutos federais da Região Norte, entre eles o Instituto Federal de Roraima (IFRR), para discutir o tema “Educação Profissional e Tecnológica: desafios da cultura inclusiva e práticas educativas integradoras para a permanência e êxito”.

Representando o IFRR, estiveram presentes no evento 20 servidores, entre professores, técnicos administrativos e gestores da Reitoria e dos campi da instituição. Conforme o professor do Campus Boa Vista (CBV) Ademar de Araújo Filho, que atualmente está em colaboração técnica no Ifam, a participação de Roraima foi ativa nas diferentes temáticas abordadas. “Mais do que escutar, eles trouxeram falas sobre as políticas e as ações educacionais em execução, e ainda dividiram as dificuldades enfrentadas no cumprimento da missão institucional”, ressaltou.

A programação do evento contou com diferentes mesas temáticas, entre elas a intitulada “A Educação Escolar Indígena: trajetórias e perspectivas”, da qual faziam parte o professor Ademar de Araújo Filho e a professora e diretora de Ensino do Campus Amajari (CAM), Pierlângela Cunha, que palestrou sobre “Educação Escolar Indígena: trajetórias e perspectivas na educação profissional e tecnológica”.

O IFRR também participou diretamente das discussões do 1.° Encontro sobre Permanência e Êxito dos Institutos Federais da Região Norte, que ocorreu paralelo ao 5.°  Enped  e que contou com as contribuições da técnica em assuntos educacionais da Pró-Reitoria de Ensino Larisse Santos e dos professores do CBV Franciman Cruz, Esmeraci Nascimento e Lucélia Gomes.

Para Larisse, o encontro possibilitou, principalmente, a troca de experiências entre os sete institutos federais participantes. “Ainda tivemos a oportunidade de mostrar a integração das ações institucionais do IFRR, por meio da apresentação dos diversos programas que envolvem ensino, pesquisa e extensão e que estão focados na permanência e no êxito dos nossos estudantes”, complementou.

O 5.° Enped culminou com a produção de uma carta constituída por relatos sobre as demandas específicas dos IFs do Norte. O objetivo é sensibilizar as autoridades a respeito do alto custo da formação de estudantes na Amazônia, fator que precisa ser considerado na composição orçamentária, sobretudo referente à assistência estudantil, à capacitação e à mobilidade humana.

Quando finalizada, a carta deverá ser encaminhada aos reitores dos institutos federais da Região Norte e ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A intenção é que eles apresentem o pleito ao Ministério de Educação (MEC).

Laura Veras
9/10/2017