Professores de Moçambique recebem capacitação no IFRR

por Laura publicado 26/11/2018 15h37, última modificação 26/11/2018 15h37
Todos eles são docentes da área de agricultura e irão cumprir agenda nos Campi Amajari e Novo Paraíso

Pela segunda vez, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) recebe professores-alunos intercambistas moçambicanos participantes do Programa de Formação de Formadores de Moçambique em Ciências Agrárias. Eles deverão percorrer duas unidades da instituição até meados de dezembro.

Zamir Martins, Édio Macamo, Hélio Mapoissa e João Jaime chegaram a Roraima na última sexta-feira, dia 23, para dar continuação à capacitação iniciada há aproximadamente um mês no Instituto Federal de Rondônia (Ifro).

A primeira parada foi na Reitoria do IFRR, onde foram recepcionados por gestores da instituição. Na ocasião, a reitora, Sandra Mara Botelho, destacou que a política de internacionalização é um dos itens importantes para avaliação dos cursos. “A gente aprende, vocês também, com o compartilhamento de conhecimentos na instituição”, disse.

Os professores-alunos estavam contentes em conhecer o País. Inclusive Zamir enfatizou as oportunidades de estudo que as pessoas têm no Brasil e as tecnologias que encontraram durante a estada no Ifro.

Além da Reitoria, os intercambistas conheceram as instalações dos Campi Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) e Boa Vista (CBV), unidade onde ficaram acomodados durante os três primeiros dias no estado.

Todos eles são docentes da área de agricultura, em Moçambique, e irão cumprir agenda nos Campi Amajari (CAM) e Novo Paraíso (CNP). Nos dois lugares, eles deverão conhecer o trabalho desenvolvido pelo instituto na área agrícola.

Ao término do programa, espera-se que os participantes sejam capazes de fazer uso integral, nas suas instituições, dos equipamentos, das técnicas e das metodologias inovadoras para as quais foram capacitados, além de atuarem como difusores de todo o conteúdo assimilado no Brasil.

O PROGRAMA – Resultado de convênio firmado entre o governo de Moçambique e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o programa é voltado à reforma da educação profissional em Moçambique. Com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec-MEC) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC-MRE), tem o objetivo de capacitar formadores das instituições agrárias daquele país.

26/11/2018

« Julho 2024 »