MEDIA TRAINING - Gestores da Reitoria passam por treinamento para melhorar comunicação do IFRR

por Rebeca publicado 28/02/2019 21h00, última modificação 28/02/2019 21h51

Servidores ocupantes de cargo de gestão da Reitoria do Instituto Federal de Roraima participaram, na tarde desta quarta-feira, 27, do primeiro Media Training organizado pela Assessoria de Comunicação Social da instituição. Também participaram servidores do Campus Avançado Bonfim. O treinamento foi ministrado pela jornalista do Campus Boa Vista Zona Oeste, Sheneville Araújo.

Entre os objetivos estava o de esclarecer o funcionamento ideal de uma assessoria de comunicação, por exemplo, as funções desenvolvidas e o papel do setor na relação entre imprensa e instituição; repassar orientações para melhorar o fluxo de trabalho entre a Ascom e os demais setores; mostrar a importância de identificar temas que rendam pauta; e repassar dicas de atendimento e relacionamento com a imprensa.

Por ocuparem posições estratégicas dentro da instituição e terem necessidade de lidar com a imprensa, os primeiros a passar pelo Media Training foram os servidores que ocupam cargos de gestão. Como resultado, espera-se que o relacionamento com a imprensa melhore, bem como o processo de produção da notícia.

Uma das participantes, a coordenadora de Programas, Projetos de Extensão e Registros da Pró-Reitoria de Extensão, Ivânia Nascimento, disse que o treinamento foi importante para esclarecer o processo de comunicação. “A informação precisa chegar de forma correta até a comunicação, que é nosso elo com o público externo, a qual tem a expertise de melhor divulgar o nome do Instituto Federal”, comentou.

O treinamento em mídia é uma necessidade e tem ser ampliado a cada dia nas organizações, à medida que a liberdade de imprensa se solidifica como pilar do sistema democrático e se aprimoram instrumentos de garantia da informação à população, como a Lei de Acesso à Informação (LAI). Sem contar que dar publicidade aos atos de gestão está entre um dos princípios da Administração Pública.

A jornalista Sheneville Araújo, do CBVZO, mestranda em Antropologia Social, tem no currículo passagens pelas chefias de reportagem de grandes veículos de comunicação no estado, como a Folha de Boa Vista e a TV Roraima, além de ter atuado em assessorias de imprensa privada e pública, como a do Governo de Roraima.

Rebeca Lopes
Fotos: Erick Vieira