IFRR discute cooperação educacional com Lethem

por Laura publicado 01/12/2016 16h00, última modificação 01/12/2016 16h00
Entre os presentes na reunião estavam o governador da Região 9 da Guiana, da qual Lethem é a Capital, Brian Allicock; o prefeito executivo de Lethem, Carl Parker; e a vice-cônsul do Brasil em Lethem, Lisa Mary Sousa dos Reis, que apresentou as demandas trazidas pelos dirigentes

Nesta quarta-feira, dia 30, a reitora do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Sandra Mara Botelho, recebeu uma comitiva de Lethem, cidade da Guiana Inglesa que faz fronteira com o Brasil, para tratar sobre futuros projetos de cooperação na área educacional.

Entre os presentes estavam o governador da Região 9 da Guiana, da qual Lethem é a Capital, Brian Allicock; o prefeito executivo de Lethem, Carl Parker; e a vice-cônsul do Brasil em Lethem, Lisa Mary Sousa dos Reis, que apresentou as demandas trazidas pelos dirigentes.

A principal foi relativa à oferta de um curso de Português para estrangeiros, que propiciaria o intercâmbio mútuo de experiências desenvolvidas em cada país, o aprendizado em contextos reais e a disseminação das línguas portuguesa e inglesa nas escolas.

Conforme explicou Lisa Mary, o fato de o município brasileiro Bonfim fazer fronteira com Lethem favorece a execução de projetos que visem ao intercâmbio de estudantes e professores, e a construção de estratégias de relações internacionais que sejam benéficas para ambas as partes.

Também participaram da reunião o diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica e o assessor de Relações Internacionais do IFRR, Vinícius Tocantins e Miguel Félix, respectivamente, além do representante da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Antonio Aparecido Giocondi.

Tocantins esclareceu que outros institutos no Brasil já têm experiências exitosas nessa área. Ele destacou que o projeto proposto configura-se como uma boa alternativa de ampliação das oportunidades de aprendizado oferecidas pelo IFRR e de contribuição para o desenvolvimento das localidades.

Sandra Mara explicou que o IFRR e a UFRR deverão trabalhar juntos na construção de um plano que atenda, da melhor forma possível, às demandas apresentadas. “Para tanto, cada instituição deverá criar uma comissão, cujos membros irão trabalhar alinhados. A intenção é que eles também participem de uma missão à cidade de Lethem, para conhecer in loco a realidade da educação ali, de modo que o plano final atenda à real necessidade de todos os envolvidos”, disse.

Laura Veras
Fotos: Nenzinho Soares