DIÁLOGOS ACADÊMICOS – Professor da Unesp vai palestrar no IFRR sobre gestão da sustentabilidade

por Laura publicado 16/06/2017 12h35, última modificação 16/06/2017 12h48

“Gestão da sustentabilidade nos sistemas produtivos: uma abordagem sobre a dimensão econômica” será o tema da terceira palestra da ação intitulada Diálogos Acadêmicos, que é fruto de parceria entre o Instituto Federal de Roraima (IFRR) e a Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Para falar sobre o assunto, o professor doutor Vagner Cavenaghi vai estar, na próxima segunda-feira, dia 19, a partir das 19 horas, no auditório Campus Boa Vista do IFRR, localizado na Avenida Glaycon de Paiva, n.º 2496, Pricumã. O evento será gratuito e aberto a servidores e estudantes de instituições de ensino do estado, além do público em geral.

Cavenaghi explicou que o propósito é discutir a dimensão econômica do desenvolvimento sustentável, a qual, com as dimensões ambiental e social, forma o tripé da sustentabilidade. “Ainda que seja pouco comentada e explorada, ela é relevante, porque, para ter condições de gestão ambiental e social, é preciso haver equilíbrio financeiro, que, muitas vezes, não há nos sistemas produtivos. O que buscamos é chamar atenção para essa dimensão econômica, de modo a evitar a situação em que o propósito da sustentabilidade é bom, mas, se não há recurso financeiro, não se concretiza”, disse.

De acordo com o professor, na palestra serão mostrados elementos de motivação e tendências da dimensão econômica por meio de uma abordagem sistêmica. “Não podemos apenas agir na questão da utilização dos recursos, também devemos pensar na forma que eles devem voltar para o sistema com sustentabilidade social, ambiental e econômica”, finalizou.

O palestrante faz parte do quadro docente do Mestrado em Engenharia de Produção da Unesp, que atende 20 servidores do IFRR desde 2016. Ele possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Educacional de Bauru, hoje Unesp, e em Administração pela Universidade Mackenzie. É mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo e doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Atualmente, ele é o coordenador do curso de graduação em Engenharia de Produção na modalidade EaD da Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Sua experiência é na área de Administração, na qual atua em temas como gestão de custos, orçamento empresarial, competitividade, estratégia de manufatura, manufatura sustentável, manufatura reversa, desempenho empresarial e balanced scorecard, e sustentabilidade.

Laura Veras
16/6/2017