Cartilha do IFRR orienta roraimenses sobre prevenção ao suicídio

por Laura publicado 30/09/2020 13h14, última modificação 30/09/2020 13h14
Material integra as atividades da campanha institucional Setembro Amarelo: Valorização à Vida

"Precisamos falar sobre o suicídio: orientação à população roraimense" é o nome da cartilha lançada, nesta semana, pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR). Ela integra as atividades da campanha institucional Setembro Amarelo: Valorização à Vida e está disponível para acesso do público em geral. Clique aqui.

Na apresentação do material, a reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho, relembra a iniciativa da campanha e destaca a importância de falar sobre suicídio. “Em nossa instituição, muitas ações de conscientização e prevenção ao suicídio foram desenvolvidas durante todo este mês, envolvendo estudantes de todas as unidades. E, no fechamento do Setembro Amarelo, surge mais uma importante contribuição da equipe multiprofissional do IFRR: esta cartilha, que, de forma muito acolhedora e humanizada, aborda pontos significativos de como podemos, numa atitude de empatia, ajudar o nosso próximo, ratificando a ideia de que ‘é preciso falar sobre o assunto, sim!’”, escreveu.

Organizada e editada por servidores técnico-administrativos da Reitoria e dos Campi Amajari, Boa Vista Zona Oeste, Novo Paraíso, a cartilha está dividida em dois tópicos: “Suicídio: precisamos falar desse tema” e “Onde procurar ajuda em Roraima para saúde mental”. Neles, o leitor tem informações de como é o comportamento suicida, dos fatores de proteção em relação ao problema, das crenças e dos mitos sobre o suicídio e das ações que ajudam na prevenção, além de acesso aos endereços e aos telefones para atendimento de urgência/emergência em Roraima; a opções de atendimento ambulatorial/laboratorial no estado e a alguns sites e contatos confiáveis que tratam do assunto.

A CAMPANHA – Durante todo o mês de setembro, o IFRR, por meio de atividades virtuais diversas, como palestras, minicurso, mesa-redonda e vídeos motivacionais, tem buscado contribuir para a prevenção e a redução do suicídio, com a sensibilização da comunidade acadêmica e o diálogo sobre a valorização da vida e os cuidados com a saúde mental.

A cartilha integra a programação da campanha, que se encerra nesta quarta-feira, 30, com a premiação do 1º Concurso de Desenho/Pintura, Poesia e Música do IFRR: Valorização à Vida, às 16 horas, pelo Google Meet. Outras informações sobre essa e as demais atividades estão disponíveis na página https://www.ifrr.edu.br/setembroamarelo.

Esta edição é fruto da ação integrada da equipe Acolhimento, vinculada ao Comitê de Crise para Enfrentamento do Coronavírus do IFRR, com as Coordenações de Assistência ao Estudante, Qualidade de Vida e Seguridade Social, Apoio ao Ensino e à Aprendizagem, além das Comissões Internas de Saúde e Segurança do Servidor do instituto.

Laura Veras
30/9/2020