Campi do IFRR vão receber palestra sobre inovação no ensino e na aprendizagem

por Laura publicado 05/05/2017 12h45, última modificação 05/05/2017 12h53
Na próxima semana, o professor doutor Messias Borges Silva, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), vai proferir, em três dos cinco campi do IFRR, a palestra “Inovação no ensino e na aprendizagem”

Na próxima semana, o professor doutor Messias Borges Silva, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), vai proferir, em três dos cinco campi do Instituto Federal de Roraima (IFRR), a palestra “Inovação no ensino e na aprendizagem”.

A ação é da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Propesq), e destina-se aos docentes e aos técnicos administrativos da instituição.

Silva explicou que a palestra abordará um trabalho desenvolvido por ele, ao longo dos últimos dez anos, que visa à melhoria da qualidade do ensino superior no País, com base nas experiências adquiridas em universidades internacionais como Harvard, Massachusetts Institute of Technology, Stanford e Olin College. “Eu irei mostrar como esse meu aprendizado tem sido adaptado para a realidade brasileira, a partir da implementação dessas experiências na USP de Lorena e na Unesp de Guaratinguetá”, contou.

O professor enfatizou que o evento é um convite para uma transformação. “O objetivo é que, principalmente, os professores e os gestores acadêmicos repensem o modelo de ensino e ajam proativamente para transformá-lo, fazendo com que a qualidade dele seja maior, capaz de formar profissionais ainda melhores, além de garantir que os alunos sejam mais felizes no período que passarem nos bancos escolares”, finalizou.

O primeiro campus atendido será o do Amajari, na próxima terça-feira, dia 9, das 13h30 às 17h30. No dia 10, das 10h30 às 12h30 e das 13h30 às 15h30, será a vez do Campus Novo Paraíso. A última palestra ocorrerá no auditório do Campus Boa Vista, na quinta-feira, dia 11, das 8h às 11h30, para os servidores da unidade, da Reitoria e dos Campi Boa Vista Zona Oeste e Avançado do Bonfim.

Messias Borges Silva é integrante do corpo docente do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Unesp, que hoje atende uma turma de 20 servidores do IFRR, graças à parceria firmada entre as instituições, em 2016.

Silva também atua na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (USP). Nos anos de 2013 e 2015, ele ainda foi visiting scientist na Harvard School of Engineering and Applied Sciences e, em 2012, fez parte do grupo de docentes do Massachusetts Institute of Technology (MIT), ministrando curso internacional na América do Sul.

O professor tem experiência nas áreas de Engenharia Química e Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia da Qualidade/Métodos Quantitativos, atuando principalmente nos temas qualidade, método de Taguchi, processos oxidativos avançados, otimização e planejamento de experimentos, Lean Six Sigma, Lean Healthcare e inovação no ensino de Engenharia.

Laura Veras
5/5/2017