AMAZÔNIA LEGAL – Instituições de ensino superior renovam convênio para doutorado em Educação em Ciências e Matemática

por Laura publicado 11/08/2016 14h45, última modificação 11/08/2016 15h11

Com o objetivo de dar continuação ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGecem), da Rede Amazônica de Ensino de Ciências da Matemática (Reamec), dirigentes de instituições de ensino superior (IES) da Amazônia Legal, representantes dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Maranhão, assinaram a renovação do convênio de cooperação técnica, didática e científica.

A intenção é continuar viabilizando, pelos próximos cinco anos, a cooperação acadêmica e o intercâmbio técnico, científico, cultural e tecnológico, a fim de formar recursos humanos, em nível de doutorado, para atuar na pesquisa, na docência e na formação de professores, na área de Educação em Ciências e Matemática, contribuindo para o desenvolvimento da Região Amazônica.

Entre as instituições associadas, está o Instituto Federal de Roraima (IFRR), que aderiu ao convênio em 2010. Conforme explicou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica da instituição, Jaci Lima, “a renovação permitirá a continuação da formação e da fixação de doutores na área de Ensino em Ciências e Matemática nos estados da Amazônia Legal. Tudo isso, com alta qualidade de ensino e baixo custo econômico”.

Lima ressaltou que, no caso das IES, que oferecem cursos em diferentes níveis, a cooperação visando à formação em nível stricto sensu tem contribuído diretamente para o desenvolvimento humano, social e econômico dos estados. “A iniciativa, sem dúvida, colabora para suprir a carência de doutores na área, disponibilizando ao mercado de trabalho profissionais qualificados para atuar na implantação e na implementação de políticas públicas que visam ao desenvolvimento regional”, disse.

Edital Reamec – O PPGecem está com inscrições abertas, até o dia 25 de agosto, para o processo de seleção de candidatos ao curso de doutorado – turma 2017. Estão sendo disponibilizadas 30 vagas para duas linhas de pesquisa: “Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática” e “Fundamentos e Metodologias para a Educação em Ciências e Matemática”.

Outras informações podem ser obtidas no site da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que é a coordenadora-geral do programa. O endereço é http://www.ufmt.br/ufmt/unidade/?l=ppgecem.

Laura Veras
CCS/Reitoria