Ofertadas 72 vagas para o curso Técnico em Agropecuária no Campus Novo Paraíso

por Laura publicado 01/07/2016 14h47, última modificação 01/07/2016 14h47
O Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR) divulgou, nesta quinta-feira, dia 30, o edital do processo seletivo de candidatos ao curso Técnico em Agropecuária subsequente ao ensino médio, em regime de alternância, no qual é intercalado um período de convivência na escola com outro na comunidade a qual pertence o estudante.

Serão ofertadas 72 vagas para candidatos com idade mínima de 18 anos completos ou a completar até a data da matrícula, que tenham concluído o ensino médio e que sejam residentes da zona rural dos Municípios de São Luís do Anauá, São João da Baliza, Caroebe, Rorainópolis (vicinais e vilas) ou da BR 432.

As inscrições poderão ser feitas presencialmente, no período de 4 a 22 de julho, no horário das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, na Coordenação de Registros Escolares do campus ou em uma das cinco localidades acima descritas. As vagas serão distribuídas entre ampla concorrência, pessoas com deficiência e ação afirmativa, conforme indicações do Edital 002/2016 disponível aqui.

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar documento de identidade original ou Certidão de Nascimento, ficha de inscrição devidamente preenchida (disponível no edital), comprovante de residência (lote rural) e certificado original ou declaração de que já concluiu o ensino médio. Se for estrangeiro, será necessário apresentar Cédula de Identidade emitida por autoridade brasileira ou Passaporte emitido pelo país de origem, válidos na data da inscrição.

A seleção para provimento de vagas será feita por meio de entrevista, que observará  se o candidato possui vivência na área de Agropecuária, se tem perfil e aptidão para a vaga pretendida e se é residente e domiciliado em zona rural. A validade do certame será apenas para o período letivo 2016.2 e a divulgação do resultado oficial deverá ocorrer no dia 2 de agosto.

Pedagogia de Alternância – É utilizada em áreas rurais para mesclar períodos em regime de internato na escola com outros na comunidade. Além de diminuir a evasão escolar nesses locais, a proposta contribui para que o estudante aumente sua participação na comunidade, desenvolvendo ações de extensão rural, sempre orientadas pelos professores.

Laura Veras
CCS/Campus Novo Paraíso