Evento no Campus Novo Paraíso proporciona debate sobre educação e saúde

por Laura publicado 08/03/2018 16h12, última modificação 08/03/2018 16h12

Nesta quarta-feira, dia 7, o Departamento de Ensino do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR), por meio da Coordenação de Assistência Estudantil (Caes), promoveu diferentes atividades para cerca de 150 pessoas, entre servidores e estudantes da unidade, em parceria com o Núcleo Aplicado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB) do Município de Caracaraí.

A intenção foi abordar temas como o combate ao bullying, a promoção de culturas da paz, os direitos humanos, além do combate ao Aedes aegypti e os agravos das doenças transmitidas pelo mosquito.

Para falar sobre os assuntos, estudantes de turmas do curso Técnico em Agropecuária apresentaram uma peça teatral e uma paródia, enquanto as servidoras da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Caracaraí Lilian Almeida, Leidivania Freitas e Helyzabeth Brito ministraram palestras.

Segundo o auxiliar de enfermagem do CNP Daniel Sanches, envolver a comunidade interna em eventos como esse facilita a abordagem de temas transversais às áreas de educação e saúde. “Isso faz com que todos contribuam para a divulgação e aprendam, por exemplo, quais são os males que o bullying pode trazer para a vida, como depressão e, em casos extremos, suicídio”, ressaltou.

Para o professor Paulo Alvarenga, escolas que possuem formatação curricular integral têm a obrigatoriedade de participar efetivamente do processo de formação da criticidade de seus discentes. “Logo, assuntos como o bullying, o envolvimento familiar no processo educacional e os direitos humanos são fundamentais no percorrer do caminho da aprendizagem”, completou.

Elane Santos, técnica em assuntos educacionais, explicou como a ação é importante para contribuir para a organização da instituição e ainda para informar os discentes e os demais segmentos escolares, trazendo à tona temas que permeiam uma realidade vivenciada em muitas escolas e que, muitas vezes, afeta negativamente o desempenho escolar dos discentes.

CCS/Campus Novo Paraíso
8/3/2018