Encontro pedagógico no Campus Novo Paraíso destaca a importância de um “espaço de construção do conhecimento”

por Edjane Matias publicado 02/08/2016 17h55, última modificação 09/08/2016 14h07
Nesta quarta-feira, dia 3, a programação do encontro tem continuação com a realização de oficinas por área curricular e socialização dos trabalhos dos grupos

Começou, nesta terça-feira, dia 2de agosto, o Encontro Pedagógico 2016.2 do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR). O evento reúne, até quarta-feira, dia 3, professores da unidade e de escolas dos Municípios de São João da Baliza, Rorainópolis e Caracaraí.

A discussão do tema  “A prática docente e os arranjos produtivos sociais e culturais locais na formação discente”, neste primeiro dia, enfatizou principalmente a abertura de um espaço para a construção de novos conhecimentos buscando a melhoria da qualidade do ensino.

Pela parte da manhã, o reitor do IFRR, Ademar de Araújo Filho, falou sobre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e ressaltou a importância do evento na congregação de docentes para a troca de experiências e discussão sobre os novos rumos que devem ser trabalhados para atender às necessidades dos alunos, que, cada vez mais, buscam novos horizontes por meio do conhecimento adquirido nas unidades de ensino.

O diretor-geral do campus, Eliézer Nunes Silva, explicou que o encontro pedagógico não é uma mera formalidade, ou o cumprimento das ações que precisam ser desenvolvidas, e sim uma oportunidade de unidade de ensino  agregar conhecimentos. “Essa busca é que vai influenciar para que o campus contribua para o desenvolvimento da região sul do estado, que é a região onde estamos localizados e que atendemos”, disse. Ele ressaltou  que o encontro  também é uma forma de dar maior motivação para o corpo docente para que esteja preparado para receber os alunos  no começo deste segundo semestre letivo.

O período da tarde foi marcado pela realização das palestras das professoras da Universidade Federal de Roraima (UFRR) Edlauva Oliveira e Leuda Evangelista, que falaram sobre a “Formação de professores: metodologias e processo avaliativo na escola de educação básica”. Também foram realizadas dinâmicas e oficinas por área curricular.

Nesta quarta-feira, dia 3, a programação do encontro tem a continuação com a realização de oficinas por área curricular e a socialização dos trabalhos dos grupos. O campus está localizado na BR-174, Km 512, Vila Novo Paraíso, Município de Caracaraí.