Câmpus Novo Paraíso prepara primeira colheita de melancia em 2015

por Edjane Matias publicado 23/03/2015 17h40, última modificação 23/03/2015 18h00

O Instituto Federal de Roraima/Campus Novo Paraíso (IFRR/CNP) prepara, para esta semana, a colheita da primeira safra de melancia de 2015. O cultivo foi desenvolvido em uma das áreas dos ambientes didáticos da escola, em uma ação de parceria entre o Departamento de Ensino  (DEN) e o Departamento Técnico (Detec), com o apoio da Direção-Geral.

De acordo com o diretor do Departamento Técnico, Fernando Luiz Figueiredo, o cultivo do melancial contou com a participação de alunos do Curso Técnico em Agropecuária em Regime de Alternância, como parte das aulas práticas previstas no plano de curso. “É também uma forma de integrar os alunos nas etapas que envolvem os aspectos técnicos da produção das diversas culturas trabalhadas aqui no Novo Paraíso, uma vez que eles adquirem conhecimentos práticos desde o reconhecimento e o preparo do solo até a colheita”, explica o professor, ressaltando que a atividade de associação teoria-prática consolida a qualidade da formação profissional proposta pela instituição.

Enquanto trabalhavam a parte prática do cultivo, os alunos aprenderam sobre os tratos culturais da melancia, planta anual, de crescimento rasteiro, cultivada por meio de semeadura direta. Além disso, obtiveram noções sobre como fazer o desbaste da planta, a condução das ramas, o desbaste dos frutos, o controle de ervas daninhas e a irrigação.

Figueiredo destaca ainda que esse tipo de atividade serve tanto para o complemento curricular dos alunos quanto de referência aos agricultores da região, fazendo com que o instituto cumpra seu papel social no sul do estado. “Roraima apresenta grande potencial para o desenvolvimento agrícola, em particular na área de fruticultura, pois as condições climáticas são favoráveis, tais como luminosidade, temperatura, precipitação, bem como os solos propícios por suas características químicas, físicas e biológicas", diz.

« Abril 2024 »