CAMPUS NOVO PARAÍSO – Trilha ecológica é utilizada como ambiente de pesquisa e promoção de educação ambiental

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 06/06/2023 21h58, última modificação 06/06/2023 21h58
Local é aberto à visitação por agendamento e para ações de pesquisa e educação ambiental
CAMPUS NOVO PARAÍSO – Trilha ecológica é utilizada como ambiente de  pesquisa e promoção de educação ambiental

A trilha, com cerca de 1,2 quilômetro de extensão, está localizada em uma área de conservação ambiental da unidade de ensino do IFRR no sul do estado

Criada há sete anos, a Trilha Ecológica do CNP já recebeu dezenas de turmas de diversas instituições de ensino com interesse em pesquisa científica e informações para sustentabilidade ambiental.

A trilha, com cerca de 1,2 quilômetro de extensão, foi aberta no ano de 2016 em uma área de conservação ambiental da unidade de ensino do IFRR no sul do estado, na direção sudoeste do campus. Atualmente passa por processo de sinalização, mas já conta com estruturas de tapiris (abrigos em madeira e palha), que funcionam para dar suporte às atividades de campo. Além disso, recebe a constante manutenção de estudantes do curso de Agronomia.

Com o objetivo inicial de atender as turmas de diversos cursos do campus, como Agricultura e  Agropecuária, a trilha funcionava como ambiente multidisciplinar, tipo de laboratório a céu aberto para aulas de Biologia, Botânica, Topografia, entre outras. Com o tempo, passou a receber turmas de ensino superior de instituições parceiras para a realização de pesquisas. Depois, pedidos de visitações de grupos escolares também começaram a chegar.

Segundo o coordenador de Extensão do CNP, Luan Ícaro, não há uma periodicidade exata para as visitações. A trilha é aberta para o recebimento de turmas universitárias e escolares, além de ações pontuais de pesquisa e educação ambiental durante todo o ano letivo. Para isso, basta o envio de solicitação para o encaixe no cronograma de atividades do campus.

“Na trilha existem pontos de observação de solos [utilizados como exemplos em aulas práticas específicas], ponto de observação de vegetação e, com sorte, até de animais, como macaco, jabuti, aves, anta, caititu e paca, além de insetos e rastro de tatu. Mas, em todo o perímetro da trilha, é possível desenvolver diversas atividades não somente de cunho acadêmico, mas também esportivo, como ciclismo e caminhada”, detalhou Luan.

AÇÃO PERMANENTE A Trilha Ecológica do CNP é uma ação permanente desenvolvida na unidade de ensino com objetivos que vão além da realização de aulas práticas. A estrutura em área conservada do campus tem sido mantida visando também à promoção da educação ambiental por meio da disseminação de conhecimentos para toda a sociedade local.

« Março 2024 »