Sobre o Fórum

Os eventos científicos e culturais têm como finalidade reunir profissionais, estudantes e comunidade local para a troca de informações de interesse comum. Assumem um papel de grande importância no processo da comunicação científica na medida que a transmissão de ideias e fatos chega ao conhecimento da comunidade de maneira mais rápida que informações veiculadas pelos meios formais de comunicação.

Desta forma, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima pretende promover, em seu oitavo ano consecutivo, o Fórum de Integração: Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica (VIII FORINT), que será promovido pelo Campus Boa Vista Zona Oeste, em Boa Vista-RR. A finalidade é criar um espaço para discussões sobre o tema escolhido para o evento (IFRR: Ciência, Tecnologia e Inovação no fomento da Inclusão Socioeconômica  e do Desenvolvimento Sustentável) com os servidores e estudantes do IFRR, demais instituições de ensino e pesquisa e a comunidade geral.

O evento ainda possibilitará a troca de experiências entre os participantes de todas as unidades do IFRR, promoverá espaço de divulgação de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, com a produção de anais dos trabalhos científicos que serão apresentados em forma de pôster.

I Mostra Científica

PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

O projeto institucional tem como título: Vivendo e aprendendo: A formação docente por meio da inserção do cotidiano escolar.

O objetivo geral: Contribuir para a formação inicial e continuada de profissionais da educação, no âmbito das áreas das licenciaturas, priorizando a formação e inserção dos alunos na rotina escolar, a aprendizagem dos alunos da educação básica e a melhoria da qualidade do ensino público.

O IFRR apresenta três subprojetos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Educação Física e Licenciatura em Letras Espanhol e Literatura Hispânica.

Sobre o Programa Residência Pedagógica

O Programa Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nasescolas de Educação Básica.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR integra o programa com três subprojetos: Ciências Biológicas, Letras/Espanhol e Matemática e tem cerca de setenta e dois (72) residentes divididos nestas três áreas.

Inscrição no evento

As inscrições para o evento foram prorrogadas e estará disponível até o dia
07 de novembro.

As inscrições serão realizadas no site even3 no link abaixo

Notícias Relacionadas

No próximo ano, há perspectiva de que mais estudantes do mestrado ProfEPT participem do evento

ProfEPT marca presença no 8.º Forint

No próximo ano, há perspectiva de que mais estudantes do mestrado ProfEPT participem do evento

No evento, estudantes das turmas de primeiro ano do curso Técnico de Serviços Públicos do CBVZO/IFRR apresentaram trabalhos sobre sustentabilidade e interagiram com o público presente

8.º FORINT – Projetos com enfoque na sustentabilidade são destaque durante o evento

No evento, estudantes das turmas de primeiro ano do curso Técnico de Serviços Públicos do CBVZO/IFRR apresentaram trabalhos sobre sustentabilidade e interagiram com o público presente

O público pôde conhecer importantes os programas de formação docente dos estudantes da instituição

Projetos do Pibid e do Residência Pedagógica apresentam ações pela primeira vez no Forint

O público pôde conhecer importantes os programas de formação docente dos estudantes da instituição

Mais de 260 trabalhos inscritos para apresentação em forma de banner na oitava edição do Forint

Evento contribui para o desenvolvimento pessoal e pedagógico, dizem estudantes

Mais de 260 trabalhos inscritos para apresentação em forma de banner na oitava edição do Forint

Submissões de Trabalhos

As inscrições para submissão dos trabalhos estarão abertas do dia
03 a 18 de outubro.

Os resumos deverão ser submetidos para o e-mail:
submissao.forint2019@ifrr.edu.br.

Os pôsteres deverão ser impressos nas dimensões
120x90 cm em lona.

Instruções e Modelos para download

Lista de trabalhos que serão apresentados no dia

Certificados

Programação do evento

Local do evento