SAÚDE DO SERVIDOR – Segundo dia de atividades foi dedicado a palestras sobre cuidados com a voz e o estresse no ambiente de trabalho

por Virginia publicado 17/08/2016 13h45, última modificação 17/08/2016 19h26
No segundo dia de atividades alusivas à I Semana da Saúde do Servidor do IFRR, o momento foi de esclarecimentos e debates acerca de temas de interesse de docentes e técnicos, por meio de palestras, que foram realizadas na manhã dessa terça-feira, dia 16, no auditório do Campus Boa Vista Centro (CBVC)
SAÚDE DO SERVIDOR – Segundo dia de atividades foi dedicado a palestras sobre cuidados com a voz e o estresse no ambiente de trabalho

A programação da I Semana da Saúde do Servidor do IFRR segue até o dia 19 (sexta-feira).

No segundo dia de atividades alusivas à I Semana da Saúde do Servidor do IFRR, o momento foi de esclarecimentos e debates sobre temas de interesse de docentes e técnicos por meio de palestras, que foram realizadas na manhã dessa terça-feira, dia 16, no auditório do Campus Boa Vista Centro (CBVC).

A primeira palestra  abordou o tema "A prevenção aos distúrbios da voz relacionados ao trabalho" e foi ministrada pela fonoaudióloga Eline Costa Portillo, do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). A palestrante destacou, entre outros aspectos, como a voz é produzida, o que mantém a voz saudável, o que deve ser evitado, como fatores de prevenção; como evitar o refluxo gastroesofágico,  o que são fatores predisponentes, quais os sintomas vocais mais comuns e quais os diagnósticos.

A fonoaudióloga Eline Costa, do Cerest, destacou os principais cuidados relacionados à prevenção.

A segunda palestra teve como tema "Estresse no Ambiente de trabalho". A palestrante, Cecília Maria de Castro Bessa, também do Cerest, enfatizou o problema como um dos males  da atualidade que acometem várias pessoas, inclusive incapacitando-as para o exercício de suas atividades rotineiras.

Sabe-se que o tempo gasto no ambiente de trabalho também aumentou. Profissionais em posições mais altas chegam a gastar 65 horas por semana do seu tempo no trabalho. Essas situações, em muito, contribuem para o aumento do estresse. Trata-se de uma doença, e a pessoa afetada tem grandes chances de ficar convalescida e, até mesmo, de falecer antes do tempo.

Os custos do estresse -  Os custos são estimados com base nas consequências do estresse para os indivíduos, para as instituições e até mesmo para a sociedade. Pessoas com estresse podem sofrer de: hipertensão, gastrite, fadiga, distúrbios do sono, depressão, síndrome do pânico, doenças cardiovasculares e muitos outros distúrbios.  O  estresse pode criar indivíduos com problemas de drogas, que abusam de álcool, que necessitam de mais cuidados com a saúde, que se alienam dos familiares, que se deprimem e não se sustentam.

Como combater o estresse - Melhores condições no ambiente de trabalho, responsabilidades mais adequadas, maior liberdade para agir e até mesmo elogios pelo trabalho bem feito ajudam a reduzir o estresse. Para o servidor, saber que o que ele está fazendo será verificado, utilizado e fará alguma diferença ajuda a aumentar a autoestima e reduzir o estresse. Fatores como a autoconfiança e não se sentir constantemente pressionado contribuem para o bem-estar. Conversas com os servidores sobre os problemas institucionais e definição de responsabilidades diminuem as divergências entre as responsabilidades, demandas institucionais e as capacidades dos servidores. E, fora do ambiente de trabalho, o incentivo a hobbies também é muito importante por fornecerem distrações e darem a sensação de prazer. 

Busca-se, com tudo isso, criar uma instituição saudável. A chamada instituição saudável não é aquela em que todos os indivíduos têm saúde perfeita, mesmo porque tal situação é inalcançável, mas pode ser descrita como uma que equilibra as necessidades de todos os seus públicos. Não é para se focar somente nos servidores ou, no caso do IFRR, nos alunos, mas, sim, balancear esforços para encontrar um objetivo comum entre todos. Dessa maneira, os resultados podem ser melhorados para todos que compõem a instituição.

Os servidores esclareceream dúvidas e aprenderam a utilizar técnicas de aquecimento vocal.

Programação – Neste terceiro dia de atividades, a programação seguirá com a Campanha de Imunização, a partir das 9 horas, na Coordenação de Assistência ao Estudante (Caes); Copa Fifa 16 e Taça Just Dance (Kinect), na sala de danças do ginásio pedagógico, às 9h30; e aulão de zumba, no ginásio pedagógico, às 18 horas. Como se pode perceber, a I Semana da Saúde do Servidor está repleta de atrações.

 

VIRGÍNIA ALBUQUERQUE
CCS/Campus Boa Vista Centro com informações da Vital Work (http://www.vitalwork.com.br/)
Fotos: Marcos Sá
17/8/2016