Lançados projetos sobre solução computacional

por Virginia publicado 13/07/2015 14h28, última modificação 13/07/2015 14h28
Em comemoração ao aniversário de 10 anos do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tads), ocorrido no último dia 8, foram lançados dois importantes projetos que versam sobre solução computacional. Alunos e professores apresentaram as soluções computacionais IFScience e UbGuardian durante uma reunião do grupo gestor, no Câmpus Boa Vista Centro.

Desenvolvido pelo aluno Lucas Carvalho, o sistema IFScience, sob a supervisão da Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Dipesp),  tem por objetivo promover a integração dos pesquisadores do IFRR, articular o ensino à pesquisa, além de proporcionar a divulgação dos projetos de pesquisa, TCCs e programas do IFRR. “A visão da proposta é inovadora, pois busca disponibilizar os trabalhos produzidos pelos alunos e servidores à comunidade acadêmica, de forma a facilitar o acesso aos pesquisadores”, ressaltou o professor Genival Almeida, diretor da Dipesp.

O sistema será disponibilizado pelo endereço ifscience.ifrr.edu.br e, em sua primeira versão, oferecerá os módulos de cadastro de pesquisador e cadastro de projeto, ainda em fase de teste. Posteriormente, serão oferecidos os módulos de submissão de projetos e avaliação. O software elimina todas as impressões anteriores e utiliza como referencial a computação ubíqua, a qual proporciona um novo olhar para sistemas computacionais em todo o mundo. “Partimos do pressuposto que precisamos dar condições dinâmicas para a submissão e a avaliação dos projetos. Pesquisadores podem cadastrar e submeter seus trabalhos de casa, e as avaliações são realizadas às cegas”, esclareceu o professor Cristofe Rocha, orientador do projeto.  O projeto teve uma grande aceitação pelos gestores do câmpus e consubstanciará ações de integração de ensino e pesquisa desenvolvidas pelos professores Cristofe Rocha (Tads) e Leila Sena, do Curso Gestão em Turismo.

A proposta foi aprovada por meio do Edital n.º 06/2015, que trata do Fomento de Práticas Pedagógicas Inovadoras (Inova/IFRR) destinado a docentes do ensino técnico e de graduação do IFRR, para o exercício 2015.

Também foi apresentado o sistema UbGuardian, desenvolvido pelos alunos Leonardo Soares e Diego Silva Goulart. A proposta consiste em monitorar os visitantes do câmpus com a utilização dos crachás por meio de rádio frequência identificada (RFID). “Utilizar novas tecnologias e recursos tem sido um esforço do curso, a fim de desenvolver soluções computacionais em conformidade com o desenvolvimento técnico-científico mundial”, esclareceu Renner da Silva Sadeck, coordenador do Curso Tads.

O diretor-geral do Câmpus Boa Vista Centro (CBVC), professor Milton José Piovesan, destacou a importância do sistema e solicitou ao diretor de Planejamento do CBVC, Ronald Ramiro Ramos, um estudo sobre a viabilidade da implantação do recurso tecnológico nas portarias do câmpus.  “O UbGuardian é a primeira solução computacional do IFRR que utiliza o RFID associado à computação ubíqua, proporcionando o monitoramento ubíquo dos visitantes”, informou o professor Cristofe Rocha, orientador do projeto.

O clima de comemoração é visível entre alunos, professores e gestores, uma vez que estamos diante das primeiras soluções computacionais com uso de tecnologias inovadoras que irão contribuir para a solução de problemas do dia a dia e para o consequente desenvolvimento do câmpus.

Virginia Albuquerque

13/07/2015