Iniciada segunda edição do Encontro Pedagógico 2017 no Campus Boa Vista
O debate sobre “Redimensionamento das práticas pedagógicas: do planejamento às influências na ação educativa” deu início, na manhã desta terça-feira, dia 25, à segunda edição do Encontro Pedagógico do Campus Boa Vista (CBV). Gestores, equipe pedagógica e docentes estarão reunidos, até à tarde desta quarta-feira, dia 26, para participar de mesas-redondas, palestras e oficinas de formação voltadas a diversos temas relacionados à prática pedagógica.
Para o diretor de Ensino do CBV, professor Ananias Noronha Filho, as discussões suscitadas no evento devem servir como alternativas para a busca de soluções para os possíveis desafios que serão enfrentados ao longo do segundo semestre letivo. “Que possamos aproveitar os conhecimentos adquiridos e/ou ampliados nas oficinas para vencer os desafios ao longo da caminhada”, disse.
Assim como Ananias, a professora Joseane Cortez, diretora-geral do campus, enfatizou os desafios como algo que deve motivar toda a equipe para buscar a superação de forma integrada. “Para vencer os desafios, é preciso união e reflexão acerca do papel de educador, de servidor, pois vivenciamos um momento muito difícil, mas não podemos utilizar esses entraves como justificativa para não fazer, comprometendo assim o sucesso da qualidade que tanto almejamos. Nesse sentido, acredito no fazer coletivo, para que as ameaças, tanto do ponto de vista político quanto social, econômico e humano, sejam combatidas. E que nossas pequenas conquistas possam ser comemoradas, sejam nos pequenos projetos e ações pontuais em sala de aula, sejam nos grandes programas e eventos. Que possamos, sobretudo, amadurecer com as dificuldades”, ressaltou Joseane.
A reitora do Instituto Federal de Roraima (IFRR), professora Sandra Mara de Paula Dias Botelho, presente na abertura do encontro, fez questão de levar aos participantes informações referentes à reestruturação administrativa dos institutos federais, destacando a necessidade de redimensionamento das funções gratificadas e dos cargos de direção. Ela explicou que esse redimensionamento preocupa reitores e diretores de todo o País, uma vez que impactará diretamente o desenvolvimento das ações institucionais. “Diante desse cenário de extrema dificuldade, conclamamos todos a nos fortalecer e nos unir cada vez mais para suplantar os obstáculos, tendo sempre em mente nossa missão”, finalizou.
Programação – O evento foi iniciado com a mesa-redonda sobre o tema geral e com a palestra sobre organização didática. Segue, na parte da tarde, com o início das oficinas de formação. Na quarta-feira, dia 26, as oficinas serão realizadas na parte da manhã, e, no período da tarde, ocorrerá reuniões de planejamento por setor.
Na manhã do dia 26, no auditório, também será realizada a premiação dos vencedores do Desafio Ganha Quem Perde Mais, uma ação da Comissão Interna de Qualidade de Vida do Servidor do Campus Boa Vista (CQVS-CBV).