IFRR/Campus Boa Vista Centro certifica 103 alunos do Profuncionario

por Virginia publicado 18/12/2015 20h55, última modificação 18/12/2015 21h02
Na noite desta quinta-feira (17), no auditório do Campus Boa Vista Centro, foram certificados 103 alunos dos Cursos Técnico em Secretaria Escolar, Técnico em Infraestrutura Escolar e Técnico em Alimentação Escolar, todos do Profuncionario. Os cursos, que têm carga horária de 1.250 horas, foram executados pelo Departamento de Educação a Distância do Campus Boa Vista Centro (Dead) e realizados no período de 2012 a 2015.

Na noite desta quinta-feira (17), no auditório do Campus Boa Vista Centro, foram certificados 103 alunos dos Cursos Técnico em Secretaria Escolar, Técnico em Infraestrutura Escolar e Técnico em Alimentação Escolar, todos do Profuncionario. Os cursos, que têm carga horária de 1.250 horas,  foram executados pelo Departamento de Educação a Distância do Campus Boa Vista Centro (Dead) e realizados no período de 2012 a 2015.

Compareceram à solenidade o diretor de Políticas de Educação a Distância do IFRR, Nadson Castro dos Reis, na condição de representante do reitor; o diretor-geral do Campus Boa Vista Centro, Milton José Piovesan; o coordenador do Programa Rede e-Tec Brasil, Robernilton Santana; o coordenador do Polo de Boa Vista, professor Tomás Armando Del Pozo Hernández; e os coordenadores dos cursos do Profuncionario: Secretaria Escolar, Diovânia dos Santos Silva; Infraestrutura Escolar, Pierre da Costa Viana Júnior; e Alimentação Escolar, Paulo Roberto de Souza Mesquita Júnior.

A diretora do Dead, Maria Betânia Gomes Grissi, agradeceu o empenho da equipe gestora do IFRR/Campus Boa Vista Centro na realização dos cursos e desejou sucesso aos formandos. “Desejo a todos vocês muito sucesso em suas vidas profissionais e que possam, a partir de agora, desempenhar suas funções com qualificação e competência técnica”, disse.

Segundo o diretor-geral do Campus Boa Vista Centro, o IFRR pretende ampliar a oferta de cursos com vagas específicas para egressos de programas como o Profuncionario. “Uma de nossas metas é a implantação de políticas de verticalização do ensino, por meio das quais sejam previstas vagas específicas, em cursos técnicos e superiores, para os egressos de programas como o Profuncionario”, explicou.

O diretor de Políticas de Educação a Distância da instituição, Nadson castro dos Reis, parabenizou a gestão do campus por ter acreditado na EaD e dado condições de trabalho ao Dead. “A criação do departamento deu maior autonomia ao setor, propiciando, assim, debates no sentido de implementar novas políticas na área de EaD”, salientou.

Os formandos do Profuncionario falaram sobre a importância e a satisfação em participar da qualificação. “O Curso Técnico em Infraestrutura Escolar sugere que haja integração entre o ambiente escolar e a natureza, tendo como atores alunos, professores, funcionários, gestores e a comunidade na qual a escola está inserida. Portanto, esse curso nos trouxe a visão de que, além de sermos funcionários de escola, somos educadores”, frisou a aluna Jacira Maria de Jesus.

Edno Alves de Souza concluiu o Curso Técnico em Secretaria Escolar e destacou a alegria de receber a certificação. “É com alegria que hoje nos reunimos neste momento aguardado por um longo período. Daí o nosso entusiasmo. Admitimos que não foi fácil. Por isso, os nossos sinceros agradecimentos aos nossos professores por toda a paciência e conhecimento que nos repassaram ao longo destes dois anos”, disse.

Assim como Souza, Mary Anne de Souza Lima, formanda do Curso de Alimentação Escolar, falou emocionada desse momento de conquista. “A importância de aprender e ensinar é primordial para executar, de maneira adequada e eficiente, nosso trabalho. A alimentação escolar é uma responsabilidade muito grande, pois é vital para os seres humanos, principalmente crianças e jovens em desenvolvimento”, ressaltou.

Programa – O Profuncionario é um programa que visa à formação dos funcionários de escola em efetivo exercício em habilitação compatível com a atividade que exercem.  A formação, em nível técnico, de todos os funcionários é uma condição importante para o desenvolvimento profissional e o aprimoramento no campo do trabalho e, portanto, para a carreira. O Decreto  n.º 7.415, de 30 de dezembro de 2010, institui a política  nacional de formação dos profissionais da educação básica  e dispõe sobre a formação inicial em  serviço dos funcionários da escola. Entre seus objetivos fundamentais, está a valorização do trabalho desses profissionais da educação, por meio do oferecimento dos cursos de formação inicial em nível técnico proporcionados pelo Profuncionario.

Certificados – A certificação foi apenas simbólica, mas, a partir do dia 21 (segunda-feira), os formandos podem procurar o Departamento de Registros Escolares do Campus Boa Vista Centro Dera/CBVC) para requerer o certificado oficial.

Virginia Albuquerque

CCS/Campus Boa Vista Centro