ENCONTRO PEDAGÓGICO – Professores debatem pedagogia de projetos na perspectiva da educação inclusiva
Na última terça-feira, dia 19, os professores, os gestores e a equipe pedagógica do Campus Boa Vista Centro do Instituto Federal de Roraima (CBVC-IFRR) participaram da segunda edição do Encontro Pedagógico da unidade, que teve como tema central “Pedagogia de Projetos na Perspectiva da Educação Inclusiva: aspectos metodológicos e avaliativos”.
O objetivo principal da ação é promover, de forma sistemática, a formação continuada dos docentes e dos técnicos por meio de encontros pedagógicos semestrais, com enfoque na pedagogia de projetos, sobretudo nas dimensões inclusiva e integradora, nos diversos níveis e modalidades de ensino ofertados pelo CBVC.
Segundo o diretor do Departamento de Apoio Pedagógico (Dape) do campus, Giovani Calerri Pena Júnior, faz-se necessário vislumbrar a inclusão em todos os seus aspectos e possibilidades. “Devemos pensar, sobretudo, que a inclusão se refere não somente aos alunos com necessidades especiais, mas também àqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem. Devemos também trabalhar para que essas dificuldades não representem barreiras ou obstáculos para continuarmos na busca por alternativas que nos levem à melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem”, enfatizou.
Assim como Pena Júnior, o diretor-geral do CBVC, professor Milton José Piovesan, destacou a relevância do tema no contexto da educação profissional. “Temos consciência de nossas fragilidades, e a discussão de temas como esse proporciona uma reflexão sobre nossa prática”, disse, acrescentando que a comissão de transição da gestão já está trabalhando focada nesses pontos que precisam ser fortalecidos.
O reitor do IFRR, professor Ademar de Araújo Filho, ressaltou que a avaliação dos trabalhos realizados no primeiro semestre letivo de 2016 devem pautar as ações deste segundo semestre no sentido de implementar melhorias, daí a importância do encontro pedagógico. “A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica vive um momento de reorganização no que tange à educação básica e à educação profissional, o que refletirá no norteamento das ações dos Institutos Federais. Sendo uma das políticas prioritárias, a inclusão precisa ser efetivada, uma vez que os IFs recebem, a cada ano, um número expressivo de alunos PNEs e precisam preparar-se para recebê-los e melhor atendê-los”, afirmou.
O destaque do encontro ficou por conta da palestra ministrada pela professora doutora Edilene Rocha Guimarães, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), que apresentou enfoques importantes sobre o tema central do evento.
Outro ponto alto do encontro foi a mesa-redonda com a participação das professoras mestras Joseane de Souza Cortez, diretora-geral do CBVC eleita para o quadriênio 2016-2020, e Leuda Evangelista, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), que suscitaram novas discussões sobre a pedagogia de projetos na perspectiva da educação inclusiva.
O Encontro Pedagógico 2016.2 foi encerrado com relatos de experiências exitosas de professores do CBVC nas diversas áreas do conhecimento, desenvolvidas ao longo do primeiro semestre.
Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista Centro
Fotos: Marcos Sá
21/7/2016