Comissões Internas de Qualidade de Vida dos Servidores realizarão ação alusiva ao Setembro Amarelo
Como parte da programação alusiva ao Setembro Amarelo, as Comissões Internas de Qualidade de Vida dos Servidores (CQVS) dos Campi Boa Vista Centro (CBVC) e Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) desenvolverão a campanha "IFRR na luta pela preservação da vida: porque viver sempre é a melhor opção", durante a qual serão realizadas algumas ações voltadas aos servidores e aos alunos das duas unidades.
Programação - A primeira ação a ser realizada será a Roda de Conversa, no dia 12, segunda-feira, das 16h às 17h, na sala 305 do CBVC, com o tema "Fatores de risco e prevenção ao suicídio". Direcionada aos servidores, a atividade terá como mediadora a psicóloga Rosana Maria Luz Fernandes, do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Depse-Setrabes) e membro do Centro de Valorização da Vida (CVV). Na oportunidade, Rosana também divulgará os trabalhos do centro, que está em fase de implantação em Roraima.
O CVV funcionará graças aos serviços de voluntários que estão sendo selecionados e, posteriormente, serão capacitados para atender vítimas em situação de risco. A previsão de funcionamento do CVV é para o início de outubro, na sede do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), localizada na Rua Coronel Pinto, 524, Centro, em uma sala reservada e com entrada independente. A proposta é que os voluntários trabalhem em regime de plantão de, pelo menos, quatro horas, uma vez por semana, atendendo pessoas em momentos de desespero por meio vários canais de comunicação a distância, como telefone, skype, chat, redes sociais, carta, ou mesmo pessoalmente.
A previsão é que outra Roda de Conversa seja realizada com os alunos do CBVC e do CBVZO, dirigida pela Coordenação de Assistência ao Estudante (Caes), no dia 16, sexta-feira, das 12h às 14h, voltada à discussão do mesmo tema.
Palestra – O Departamento de Ensino Técnico das Áreas de Gestão e Saúde (Deges), em conjunto com a Coordenação do Curso Técnico em Enfermagem, juntamente com os alunos do curso, também participará da campanha por meio da realização de uma palestra com o tema "Suicídio", no dia 14 de setembro, quarta-feira, das 14h às 16h, no auditório do CBVC.
A palestra terá como principal objetivo a conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Visando alertar a população a respeito dos elevados índices de suicídio no estado, chamar a atenção para a importância da campanha e convidar o público interno a participar da palestra, os alunos, sob a coordenação da professora Janemere Soares, irão fazer uma panfletagem no dia 13, terça-feira, nos turnos vespertino e noturno.
Campanha - Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, que tem como objetivo alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, bem como suas formas de prevenção. Ela ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e com ampla divulgação de informações. Inicialmente foi desenvolvida pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (Iasp), pelos Centros de Valorização da Vida (CVVs), espalhados por todo o País, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), mas hoje, com o aumento do número de casos de suicídio no Brasil, diversas instituições públicas e privadas abraçaram a causa e realizam campanhas internas, como é o caso do CBVC-IFRR.
Em Roraima – Em 2014, Roraima foi o segundo estado do País em morte por suicídio e, desde lá, ocupa o segundo lugar no rankig nacional, atrás apenas do Rio Grande do Sul. Já em 2015, o número de suicídios no estado subiu 40% durante os dez primeiros meses, em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o Instituto Médico Legal (IML) registrou 39 casos de pessoas que tiraram a própria vida, contra 27 ocorrências em 2014. De acordo com o levantamento de perícias realizado pelo IML, em 2015 o mês de setembro foi o que registrou o maior número de suicídios, com seis casos.
As vítimas, em sua maioria, são jovens do sexo masculino com idade de 15 a 30 anos , e a depressão é apontada como a principal doença que induz a vítima a tirar a própria vida. Os dados levam em consideração apenas as mortes ocorridas, especificamente, por enforcamento.
Para completar a ação da campanha "IFRR na luta pela valorização da vida: porque viver é sempre a melhor opção", solicita-se aos servidores que, no período de atividades internas, de 12 a 14 de setembro, vistam roupas na cor amarela. E, então, você vai ficar de fora? Entre também nessa luta!