Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC's)

por Marcos Andre Fernandes Sposito última modificação 04/04/2023 20h25

As atividades acadêmico-científico-culturais compreendem atividades complementares à formação do estudante, que podem ser desenvolvidas em diferentes modalidades. Elas são cursos de pequena duração, seminários, fóruns, palestras, aulas de campo, visitas técnicas, realização de estágios não curriculares e outras atividades que articulem os currículos a temas de relevância social, local e/ou regional e potencializem recursos materiais, físicos e humanos disponíveis, que não ultrapasse 10% da carga horária mínima do curso.

As atividades complementares deverão ser desenvolvidas ao longo do curso, não podendo ser integralizadas em um único semestre letivo. São consideradas atividades complementares:

  1. Participação em evento de cunho científico como: simpósios, fóruns de debate, congressos, seminários;
  2. Participação como ouvinte em palestras;
  3. Elaboração e execução de projetos de intervenção pelos alunos, sob orientação do professor de determinado componente curricular ou de forma interdisciplinar;
  4. Redação de artigos, capítulos de livros, resenhas, papers e outros nas diversas áreas e componentes curriculares;
  5. Monitoria nas disciplinas explicitadas neste plano;
  6. Curso, projeto e outras atividades de Extensão;
  7. Projeto de Iniciação Científica;
  8. Grupos de Estudos.
  9. Participação nas atividades de Inclusão Pedagógica
  10. Participação em eventos acadêmicos e/ou científicos (congressos, simpósios, palestras, cursos e minicursos)
  11. Apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos e/ou científicos
  12. Estágios extracurriculares
  13. Relatórios de visitas profissionais e sessões de observações específicas
  14. Vídeos assistidos
  15. Execução de projetos de ação profissional
  16. Cursos de idiomas
  17. Cursos na área de computação e de informática
  18. Participação em programas de atualização de conteúdos de formação profissional
  19. Reconhecimento de habilidades, conhecimentos e competências adquiridos no mundo do trabalho ou na educação profissional;
  20. Módulos diferenciados existentes em outras matrizes curriculares de cursos com disponibilidade de vagas

Para a comprovação da carga horária da participação em eventos, palestras, cursos e atividades de extensão o acadêmico deverá apresentar o certificado ou declaração de participação no evento.

A comprovação da carga horária da redação de artigos, capítulos de livros, resenhas, papers e outros, elaboração e execução de projetos de intervenção, iniciação científica e extensão e das atividades de monitoria será feita por meio de relatórios elaborados pelo aluno sob orientação de um professor do Curso. A sua execução é regida  por regulamentação própria do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Acesse alguns documentos sobre AACC's:

 

===========

 

ORIENTAÇÕES PARA ENVIO E REGISTRO DE AACC’s para o Q-ACADÊMICO 

 1 - Deve ser enviado para o e-mail da coordenação do TADS coordenacaotads@ifrr.edu.br contendo as seguintes informações:

 2 - Tabela em formato de word/doc: Preencher ficha de descrição e pontuação das AACCs. Nos quadros designados com pontuação obtida, e identificação do documento comprobatório ou página de certificação. Verifique:

 OBS: O aluno deve pontuar em dois ou mais grupos.

 3 - Scanear e anexar certificados e documentos comprobatórios das atividades realizadas de preferência em um único arquivo PDF.

===========

ORIENTAÇÕES PARA ENVIO E REGISTRO DE AACC’s para o SUAP 

 1 - Deve ser enviado dentro do próprio sistema SUAP: certificados e documentos comprobatórios das atividades realizadas.