Oficina sobre metodologias ativas abre Encontro Pedagógico do Campus Amajari

por Sofia Lampert publicado 04/02/2019 18h54, última modificação 04/02/2019 18h54

O XIV Encontro Pedagógico do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima começou na manhã desta segunda-feira, 4, com a oficina “Metodologias ativas: caminhos possíveis para a aprendizagem significativa”, ministrada pela especialista Aretuza Corrêa, da Universidade Federal de Roraima. O evento, que ocorre na biblioteca da unidade de ensino, termina quarta-feira, 6.

Nesta edição, o tema é "Educação Profissional e Tecnológica: desafios e possibilidades da práxis pedagógica no IFRR/Campus Amajari. Durante três dias, professores e técnicos participam de oficinas, palestras e roda de conversa.

Espaço de formação continuada da equipe técnica e dos docentes, o encontro tem a intenção de promover discussões voltadas à realização da práxis pedagógica e aos diversos olhares sobre as demandas da Rede Federal, com foco na permanência e no êxito dos estudantes.

A expectativa é que o evento contribua para a prática do professor, no sentido de aprimorá-la com a adoção de metodologias, de técnicas de ensino que possibilitem a dinamização da prática e a participação dos alunos.

O diretor-geral do CAM, George Sterfson, deu boas-vindas aos presentes e explicou que, desde 2010, o encontro pedagógico é realizado como espaço de formação continuada da equipe de ensino. Ele anunciou que, no último dia do evento, 6, haverá um momento para apresentação das ações de 2018.

"Faremos uma prestação de contas das coordenações e das diretorias em relação ao que foi realizado durante o ano passado, que não foi pouca coisa. Para se ter uma ideia, o orçamento deste ano será praticamente o mesmo de 2018, sendo que o número de alunos aumentou", disse Sterfson.

As Pró-Reitorias de Ensino (Proen) e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Propesq) estavam representadas no XIV Encontro Pedagógico do CAM.

 Confira a programação dos dias 5 e 6/2

 Dia 5/2/2019

 Manhã: 8h às 12h

–  Oficina 1: “Estratégias didáticas e participação ativa dos estudantes: possibilidades práticas”. Mediadora: M.ª Jamile Rosseti de Souza (CAP/UFRR).

–  Oficina 2: “O planejamento interdisciplinar e a prática pedagógica no contexto da diversidade cultural”. Mediadora: Dra. Simone Rodrigues Batista Mendes (UFRR).

 Tarde: 14h às 18h

– Mesa-Redonda: “Educação a Distância: uma realidade no Campus Amajari”. Mediadoras: Dra. Edivânia Santana e M.ª Larisse Livramento.

 

 Dia 6/2/2019

 Manhã

8h às 9h30:

– Mobilização para implantação da CISSP e da equipe multiprofissional. Responsável: Coordenação de Qualidade de Vida e Seguridade Social (DGP/IFRR).

9h30 às 9h45 – Intervalo

 9h45 às 10h45

– Comissão Própria de Avaliação: devolutiva do questionário aplicado referente ao período de 2017

 10h45 às 12h

– Gestão em Ação 2018: atividades realizadas nos cursos, nas diretorias e nas coordenações.  Me. George Sterfson Barros (diretor-geral do CAM)

 Tarde: 14h às 17h30

– Planejamento Coletivo – Equipe da Coordenação Pedagógica do Campus Amajari

  
Rebeca Lopes
Ascom/Reitoria/IFRR
4/2/19

CGP