Semana do meio ambiente do CAM debate agroecologia
Na edição deste ano da Semana do Meio Ambiente do Campus Amajari do Instituto Federal de Educação de Roraima (CAM-IFRR), que ocorre de 8 a 10 de junho, o tema será “A transição para agroecologia: desafios e potencialidade”.
A programação contará com oficinas, mesa-redonda, palestras, apresentações culturais e é aberta à população, que pode chegar e fazer a inscrição no dia dos eventos. A semana culminará, no sábado, dia 10, com a realização da terceira edição do Encontro de Egressos do CAM, na parte da manhã.
Nos dias 8 e 9, o evento ocorre o dia inteiro, sendo a abertura às 8h30, na área de convivência, com uma palestra da docente da Universidade Estadual de Roraima, Sélida Socorro Vieira.
Em seguida, realiza-se a mesa-redonda sobre agroecologia com dois técnicos – um da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e outro da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – e dois produtores rurais que trabalham com o sistema agroecológico.
De acordo com o presidente da Comissão organizadora, Rafael Pereira Bastos, na mesa será discutido o tema “Os desafios e as potencialidades da agroecologia”. “A escolha de dois técnicos e dois produtores foi justamente para abrir discussões sobre a produção, associando a parte científica e a parte prática dos produtores que utilizam esse modelo”, disse.
O coordenador explicou que o tema foi sugestão da comissão com objetivo de sensibilizar alunos do IFRR sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Ele frisou que, como os alunos fazem um curso técnico, a intenção é associar a produção com o cuidado com o meio ambiente. “Por isso se decidiu trazer o tema agroecologia para os alunos conhecerem um pouco mais”, explicou.
Ainda na parte da tarde do dia 8, ocorrem palestras com os temas “Agricultura orgânica como caminho para agroecologia”, com Rafael Gastal, da Embrapa; “Projetos e ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Amajari”, com um representante da pasta; e “Princípios da compostagem”, com o professor do CAM Rodrigo Barros.
No segundo dia, pela manhã, realizam-se oficinas simultâneas. A primeira com alunos do curso superior em Aquicultura , sob a orientação da coordenadora do curso, Valéria, que falarão sobre salga úmida em pescado. A segunda, com o professor da UERR, Alexandre Furtado sobre manejo ecológico de pragas e insetos.
O técnico da Universidade Federal de Roraima (UFRR) Roberto Caleffi ministrará uma oficina sobre fotografia de paisagem, e o professor do CAM Iraci Fidélis vai ministrar outra sobre plantas medicinais, baseado na pesquisa de seu pós-doutorado. O aproveitamento de resíduos também será abordado pelo professor do Campus Boa Vista Guilherme Ramos, que falará sobre a casca do arroz carbonizado.
Sob a orientação da professora Luciana Barros, alunos concluintes da turma 117 do curso Técnico em Agropecuária vão dar oficinas sobre a sensibilidade da utilização de resíduos sólidos, o preparo de biofertilizantes e o preparo de farinho de ossos.
Na parte da tarde do dia 9, a programação é mais cultural, com apresentações de grupos, peças de teatro e o filme/documentário “Última hora”, criado, produzido e narrado por Leonardo DiCaprio, o qual aborda a questão ecológica no mundo.
Rebeca Lopes
CCS/Campus Amajari
7/6/17