11.° Connepi – Alunas do Campus Amajari apresentam pesquisas em agropecuária

por Laura publicado 08/12/2016 16h55, última modificação 09/12/2016 12h28
A execução de dois projetos de extensão no Campus Amajari garantiu às alunas do curso Técnico em Agropecuária Suzane Souza e Esther Assunção e à professora Wilma Faria a participação no 11.° Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), promovido pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no período de 6 a 9 de dezembro

A execução de dois projetos de extensão no Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM-IFRR) garantiu às alunas do curso Técnico em Agropecuária Suzane Souza e Esther Assunção e à professora Wilma Faria a participação no 11.° Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), promovido pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no período de 6 a 9 de dezembro.

Em formato de banner, elas fizeram a exposição, no segundo dia do evento, dos projetos “Bovinocultura de leite no Município do Amajari: sanidade e suplementação mineral” e “Equinocultura no Município do Amajari: sistema de produção, sanidade e nutrição”, que beneficiaram quatro fazendas e oito criadores de equinos do norte de Roraima, nos quais apresentam novas possibilidades para os sistemas de produção local.

Para as alunas, que pela primeira vez participaram de um evento fora do estado, a experiência foi enriquecedora. Suzane destacou que sua participação só foi possível devido à escolha por uma instituição de ensino, como o Campus Amajari. “Entre outras oportunidades, ele me proporcionou apresentar essas pesquisas aqui [Connepi] e conhecer muitos trabalhos desenvolvidos nos outros institutos”, contou.

Emocionada, a professora Wilma Faria explicou que a apresentação das alunas no Connepi foi o resultado do esforço conjunto empreendido ao longo deste ano. “Os dois projetos que submetemos foram aprovados, demonstrando que a nossa jornada valeu a pena. Mesmo em momentos difíceis, a Suzane e a Esther nunca pensaram em desistir. Elas foram obstinadas até o fim e, por isso, mereceram essa oportunidade”, disse.

Laura Veras
CCS/Campus Amajari