Projeto do IFRR beneficia crianças e adolescentes da Venezuela e do Haiti
Por meio do projeto de extensão “CBVZO: rompendo fronteiras sociais em busca da inclusão de los niños”, 120 crianças e adolescentes atendidos pela Fundação Fé e Alegria do Brasil em Roraima estão sendo beneficiados, desde abril, com ações desenvolvidas pelo Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima (CBVZO/IFRR).
O projeto é de autoria da estudante Raiane Maluf, do curso Técnico em Serviços Públicos, e conta com a colaboração das alunas voluntárias Elaine Ribeiro e Yasmin Silva, sob orientação dos servidores Francimeire Sales, Gardenia Frazão e Clevison Nascimento. Raiane explicou que diferentes atividades foram realizadas desde o início da execução, entre elas os eventos Falando sobre Minhas Origens, que buscou fortalecer o imaginário, a identidade e a cultura dos participantes por meio de oficina de desenho/pintura; Brincando e Aprendendo, no qual foram abordados temas como ética, meio ambiente, saúde e pluralidade cultural utilizando-se de gincanas; e Oficina de Teatro, centrada no tema preservação do meio ambiente.
As ações são desenvolvidas considerando as faixas etárias das crianças e dos adolescentes, que se dividem em três turmas: de 6 a 8 anos, de 9 a 11 anos e de 12 a 14 anos, sendo 60 atendidos no turno matutino e a mesma quantidade no turno vespertino, com um total de 20 em cada turma. O objetivo do projeto é promover a integração social desse público por meio de atividades artísticas, lúdicas e culturais envolvendo temas diversos.
Desde o fim de setembro, mais uma atividade tem sido realizada, a Campanha Adote um Niño, em alusão ao Dia das Crianças, comemorado em outubro. Ela se iniciou com a escrita/desenho de cartas pelos participantes do projeto, seguida da mobilização de pessoas interessadas em atender a um dos desejos listados nas produções. “A campanha consiste na capacidade de mobilização de uma rede de “padrinhos” que se identifiquem com a busca de realização dos desejos dessas crianças e adolescentes inseridos no contexto de migração e nem sempre favorecidas com momentos felizes como esse”, disse Francimeire.
A culminância da campanha ocorre no dia 11 de outubro com a entrega dos presentes, nos períodos da manhã e da tarde, na Fundação Fé e Alegria do Brasil, que funciona na Avenida General Ataíde Teive, nº 2683, Bairro Liberdade.