IFRR doa mil litros de álcool em gel produzidos no Campus Boa Vista Zona Oeste

por Laura publicado 21/07/2020 14h55, última modificação 21/07/2020 15h00
Iniciativa destina-se a atender mais de 8 mil pessoas e ocorre nos dias 22 e 23 de julho

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) prossegue, nesta quarta e quinta-feira, 22 e 23, com a doação de álcool em gel 70% produzido no Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO). Desta vez serão doados mil litros a diferentes instituições que, juntas, atendem mais de 8 mil pessoas.

A entrega ocorrerá na sede do campus, no Bairro Laura Moreira, em horários previamente marcados com os representantes da Diocese de Roraima; dos abrigos para migrantes nos quais atua a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional; da Casa da Mulher Brasileira; da Associação Anjos de Luz; do Centro Socioeducativo; da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania e do Sistema Prisional de Roraima (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, Cadeia Pública Masculina de Boa Vista, Cadeia Pública Feminina de Boa Vista, Centro de Progressão Penitenciária e Casa do Albergado); dos abrigos masculino, feminino e infantil; do Abrigo de Maria; e do Abrigo dos Idosos. A Comunidade Indígena Três Corações também é uma das contempladas nessa ação, mas a entrega será intermediada pelo Campus Amajari.

O projeto de extensão é coordenado pelo professor do CBVZO Jonierison Pontis e é desenvolvido no laboratório de química do campus. “Tivemos o envolvimento de dez servidores, todos do CBVZO, sendo dois químicos e um técnico de laboratório de química, além de colegas docentes e técnicos administrativos de outras áreas, todos instruídos para essa finalidade”, explicou o docente, complementando que  a unidade vem contando com a parceria da empresa Bebidas Monte Roraima na doação de embalagens de garrafas de 350 ml, 500 ml e 1.000 ml para envasamento do álcool.

A produção do antiséptico faz parte de um dos projetos financiados pelo Termo de Execução Descentralizada (TED) 9.284, realizado por meio de parceria entre o IFRR, abrangendo os Campi Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), Boa Vista (CBV) e Novo Paraíso (CNP), e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de financiar ações de enfrentamento à Covid-19 no âmbito do instituto.

No caso do CBVZO, conforme Pontis, o projeto ainda está em execução. Até o momento, foram produzidos 1.210 litros de álcool em gel 70%, e agora a equipe aguarda a compra de novos insumos que devem ser utilizados na produção de mais 400 litros do produto. “Esse projeto traz para o CBVZO um sentimento de significado de que realmente o campus pode contribuir para a sociedade neste momento de guerra contra a Covid-19”, declarou o professor.

A diretora-geral da unidade, professora Cida Medeiros, destaca a importância da iniciativa. “O que nos satisfaz é ter a certeza de que estamos utilizando o que temos, que é a infraestrutura e o capital intelectual, para contribuir para a sociedade [nosso público alvo e responsável por nossa existência] no enfrentamento e combate a esse vírus que tem nos envolvido de forma avassaladora”, disse.

O pró-reitor de Extensão do IFRR, Nadson Castro, lembra a importância da extensão como prática que interliga o IFRR à sociedade. “Por meio de ações como essa, ratificamos nossa responsabilidade social e comprometimento com o desenvolvimento de projetos que estejam alinhados às reais necessidades da população”, disse.