DIA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO – CBVZO promove debate sobre desafios dos professores na atualidade
Entre os temas que serão abordados na roda de conversa estão a Reforma do Ensino Médio, com a alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e a nova Base Nacional Comum Curricular
Para a equipe pedagógica do CBVZO, todo dia é dia de falar de educação. No entanto, aproveitando o ensejo da data comemorativa, Dia Internacional da Educação, 28 de abril, que este ano cai em um sábado, a unidade de ensino da rede federal em Roraima promoverá, nesta quarta-feira, dia 25, um debate a respeito dos desafios enfrentados pelos professores no processo de ensino e aprendizagem no âmbito da educação profissional e tecnológica.
O evento, voltado aos professores da instituição e aberto também à comunidade, está programado para iniciar-se às 14 horas, no auditório do CBVZO. A participação da Pró-Reitoria de Ensino do IFRR já está confirmada, além de professores mestres e doutores que comporão a mesa de debates da roda de conversas programada como atividade.
Entre os temas que serão abordados estão a Reforma do Ensino Médio, com a alteração na LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), e a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular), recém-apresentada pelo MEC (Ministério da Educação) ao CNE (Conselho Nacional de Educação). Além disso, serão debatidos o Marco Regulatório do Ensino Superior, o Sistema de Avaliação de Cursos Técnicos e Superiores, e a atuação do professor do EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico).
Segundo a pedagoga do campus, que está à frente da organização do evento, a intenção é promover, com a roda de conversas, uma contextualização dos cursos superiores e dos cursos técnicos, além de discutir os desafios e as perspectivas para a prática docente na contemporaneidade.
“Essa data não podia deixar de ser lembrada pelo CBVZO neste ano em que nos mudamos para nossa sede e que precisamos discutir os desafios para ofertar o ensino técnico, assim como projetar o ensino superior de forma que a comunidade seja a maior beneficiada”, explicou a pedagoga, enfatizando como um dos próximos desafios a criação de cursos de graduação no campus da zona oeste.
DATA – O Dia Internacional da Educação marca o compromisso firmado por 180 países, durante o Fórum Mundial da Educação, em abril de 2000, na cidade de Dakar, no Senegal, de promover o acesso à educação de qualidade.