Comunidade do CBVZO passa a contar com serviço de restaurante

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 15/05/2023 21h17, última modificação 15/05/2023 21h17
Com refeições a R$ 15, à exceção dos produtos da cantina, o restaurante funcionará nos período da manhã, tarde e noite
Comunidade do CBVZO passa a contar com serviço de restaurante

A semana começou diferenciada no CBVZO. Uma das unidades de ensino mais novas do IFRR, o Campus Boa Vista Zona Oeste, que completa 10 anos de funcionamento em 2023, mas apenas cinco em sede própria, vem a cada ano ganhando novos espaços e conquistando avanços no local onde foi instalado.

Desde a estrutura física até a funcional, cada medida planejada concluída é registrada com entusiasmo por toda a comunidade. Agora foi a vez da instalação do refeitório e dos serviços de restaurante. Com isso, estudantes, servidores e servidoras, e até a comunidade externa, passaram a contar, a partir deste dia 15 de maio, com um ambiente projetado para alimentação.

A falta de um local adequado para a realização das refeições era uma reivindicação antiga da comunidade acadêmica, principalmente dos estudantes da modalidade de ensino integral, que precisavam passar o dia inteiro no campus. Por uma questão orçamentária, só agora pôde ser atendida.

Segundo a reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira, o CBVZO foi criado com o objetivo de garantir um ensino de qualidade e acessível para as pessoas da área de maior vulnerabilidade da Capital, Boa Vista, mas, por uma série de questões, principalmente orçamentárias, teve que ir sendo concretizado aos poucos, desde a organização das equipes para atuar no atendimento da população até a parte estrutural. No entanto, ela destaca ainda que, apesar das dificuldades, a gestão atual e as gestões anteriores do instituto nunca desistiram de alcançar esse objetivo e oferecer também os cursos do IFRR com o mesmo nível das demais unidades na zona oeste de Boa Vista.

Recentemente, inauguramos nossa quadra poliesportiva aqui no CBVZO e agora mais um pedacinho do nosso campus, o refeitório, com os devidos serviços de fornecimento de refeições. As dificuldades finalmente foram superadas, e a expectativa é que nossos e nossas estudantes possam, com o melhoramento das nossas instalações, alcançar também a melhora no desempenho escolar e concretizar os objetivos estudantis que traçaram”, declarou a reitora.

O diretor-geral do campus, professor Isaac Sutil, também acredita que o início do funcionamento do restaurante no CBVZO refletirá em avanços importantes na qualidade de vida dos estudantes e dos servidores e servidoras, e também na questão pedagógica.

“Sempre foi uma demanda importante um ambiente para as refeições, principalmente da nossa comunidade acadêmica. No entanto, assim como outras etapas do nosso campus, não foi possível que fosse atendida de imediato. Enfim, alcançamos mais esse degrau e agora poderemos oferecer maior conforto e segurança para estudantes, servidores e servidoras, e até para a comunidade externa, que também poderá usufruir dos serviços do restaurante. Acredito firmemente que colheremos reflexos positivos com isso, desde pedagógicos, pois alunos e alunas contarão com mais comodidade, até sociais, com essa possibilidade de compartilhamento de espaço com a comunidade externa”, observou Sutil.

Estudantes se animam com a novidade

Muitos e muitas estudantes demonstraram mais animação para estudar no CBVZO nesta segunda-feira, dia 15. Tudo porque passaram a contar com um refeitório totalmente climatizado e com fornecimento de refeições a preços acessíveis na unidade de ensino.

Como a falta de um local para fazer refeições era uma das principais reivindicações estudantis, o início do funcionamento do restaurante foi motivo de comemoração para muitas pessoas, entre elas a estudante Samila Silva, que foi almoçar no local e declarou estar satisfeita com a novidade.

“Nós, que estamos na modalidade de ensino integral, passávamos por uma série de inconvenientes pela falta de um local adequado para que pudéssemos nos alimentar durante o dia. Além da questão da dificuldade do deslocamento, de  ter de ir e voltar de casa só para comer, o que demandaria muito tempo, a outra opção era trazer de casa, o que às vezes não dava muito certo, pela conservação dos alimentos, ou pedir de fora, o que também não era muito satisfatório, porque nem sempre vinha o que pedíamos, às vezes chegava frio, o preço não era compatível com a qualidade, entre outros problemas. Agora, acredito que a situação passará a ser muito melhor”, declarou a aluna.

O estudante Douglas Ribeiro também aprovou a novidade e disse que a coisa de que mais gostou foi o fato de o restaurante funcionar o dia inteiro. “Eles servem desde o café da manhã. Então, não temos mais que ficar nos preocupando em sair e buscar o que comer fora da instituição. É muito mais prático, confortável e seguro para a gente”, comentou.

Allynny Carneiro, também estudante do CBVZO, disse que se surpreendeu positivamente com tudo que o novo ambiente oferece. “De fora, antes de ficar pronto e conhecermos, dava a impressão de ser pequeno, quente. Não sabíamos que seria climatizado. É um ambiente muito bom, confortável, fora o custo-benefício, que vale muito a pena, pois a comida é gostosa, a gente vê que tem qualidade e o preço é aceitável”, avaliou.

O restaurante no refeitório do CBVZO funcionará de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite, com fornecimento de refeições produzidas com acompanhamento nutricional e disponibilizadas ao preço de R$ 15, à exceção dos produtos da cantina, sendo o ambiente também aberto à comunidade externa.

inscreva_se aqui 2017_1