8.º FORINT – Filhas incentivam mães a participar da Feira de Empreendedor do Zona Oeste
Por incentivo das filhas que estudam e de uma que já estudou no Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), no Bairro Laura Moreira, as donas de casa Cacilda Martins e Edivânia Rodrigues resolveram participar da III Feira do Empreendedor da unidade de ensino. Levaram bolos e suco para comercializar durante o 8.º Fórum de Integração: Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica (Forint), realizado dias 28 e 29 de novembro, no CBVZO.
Com três filhas matriculadas em um dos cursos técnicos oferecidos pelo CBVZO e com a filha caçula de 14 anos fazendo planos para ingressar na unidade de ensino, onde as irmãs mais velhas estudam com empolgação, Cacilda disse que soube da feira pelas filhas. Uma delas, Amanda, que está fazendo o segundo curso técnico pela unidade, também estava participando da feira com a venda de artesanato e bijuterias próprias.
Edivânia é mãe da egressa Kázia Keulen Barbosa, que terminou o curso Técnico em Comércio e é acadêmica de Física na Universidade Federal de Roraima. Mas quem pensa que, por ter concluído o curso técnico, o vínculo com o CBVZO acabou, engana-se. Ela é a representante dos egressos no Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal de Roraima (IFRR), no biênio 2019-2021, e estava ajudando no Forint.
Cacilda e Edivânia disseram que as filhas são as responsáveis por elas estarem participando pela primeira vez da feira. “Elas incentivam a gente o tempo todo, falam com empolgação da vida escolar, o que fazem na escola. Daí, como estamos sem emprego, surgiu a oportunidade de a gente vender aqui e ter uma renda. E isso tudo graças a elas, que despertaram o espírito empreendedor com o curso técnico e querem que a gente também tenha esse espírito, essa garra”, disseram as mães.
Além de incentivar a participar da Feira do Empreendedor, Edivânia disse ainda que a filha Kézia fez com que ela se matriculasse em um curso técnico da unidade. “Sou aluna do curso Técnico em Administração subsequente, porque ela [Kézia] fica o tempo todo falando bem da escola, dizendo que eu deveria fazer o curso, que seria bom, e realmente é”, comentou.