CIÊNCIA E TECNOLOGIA - Campus Boa Vista Zona Oeste desenvolverá oito projetos de pesquisa em 2021

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 26/04/2021 16h28, última modificação 26/04/2021 16h28
O Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica visa estimular e apoiar o desenvolvimento do pensamento científico e a iniciação à pesquisa científica e tecnológica na instituição

Os trabalhos selecionados no CBVZO abordarão principalmente as áreas de Ciências Humanas, Educação e Ciências Sociais Aplicadas

A Propesq (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação) divulgou nesta segunda-feira, dia 26, o resultado final do edital de seleção do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRR nas modalidades        Pibict (Programa        Institucional de            Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica) e Pivict (Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica).

Do CBVZO (Campus Boa Vista Zona Oeste) foram selecionados oito projetos de autoria de servidores, contando com a participação de estudantes do ensino Técnico e do Superior para a realização das pesquisas.

O resultado pode ser conferido acessando o link:https://www.ifrr.edu.br/reitoria/pro-reitorias/pesquisa-e-pos-graduacao/pesquisa/programas/programa-institucional-de-iniciacao-cientifica-e-tecnologica-do-ifrr/pibict-e-pivict-2021/RESULTADO%20FINAL%20-%20PIBICT_PIVICT_2021-CBVZO%20.pdf.

A coordenadora da seleção na unidade de ensino, professora Gisela Rosseti, destaca que as propostas apresentadas nesta edição foram pertinentes a realidade de Roraima, além disso, abordam de forma particular questões advindas da pandemia do novo Coronavírus. “Os projetos são interessantes. Contribuirão para o estudo e análise de problemas e resoluções locais, possibilitando posteriores ações e outras pesquisas”, declarou.

Ainda esta semana orientadores e bolsistas devem participar de reuniões para tratar o início dos trabalhos, que conforme edital, os estudantes selecionados deverão dedicas 12 horas semanais para execução das atividades.

A coordenadora recomenda ainda que os bolsistas classificados e orientadores se inscrevam no workshop interno que ocorrerá no dia 29 de abril, com palestras sobre procedimentos e normas de pesquisa. Além desse evento, haverá ainda uma oficina sobre submissão de protocolos de pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa. O link para inscrição é https://suap.ifrr.edu.br/eventos/inscricao_publica/32/.

Os trabalhos selecionados abordarão principalmente as seguintes áreas de pesquisa: Ciências Humanas, Educação e Ciências Sociais Aplicadas. A vigência dessa edição do programa é válida até o mês de dezembro de 2021.

Confira a lista de projetos selecionados no CBVZO:

1- Políticas Públicas dos e para os povos indígenas de Roraima – Orientador Marcos Antônio Oliveira/ Bolsista Ester Cardozo Dionísio (curso técnico integrado de Comércio);

2- Compreendendo as Fake News: mapeamento das principais características de uma notícia falsa – Orientador Vitor Lopes Resende/ Bolsista Keully Silva Moura (curso superior em Gestão Pública);

3 - Ensino não presencial em tempos de Covid-19: sob a ótica dos estudantes e professores do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste – Orientador Aldaires Aires da Silva Lima/ Bolsista Ana Rizia da Silva Mucajá (curso técnico integrado de Serviços Públicos);

4- Atividades Remotas durante a Pandemia do COVID 19: Percepção dos estudantes de cursos técnicos integrado ao ensino médio do IFRR/CBVZO – Orientadora Daniele Sayuri Fujita Ferreira/ Bolsita Kmily Vitória Galvão Barroso (curso técnico integrado de Serviços Públicos);

5- A relação estudo x trabalho, durante a Pandemia de Covid-19, dos discentes do Ensino Médio Integrado aos Cursos Técnicos do IFRR/CBVZO, nos anos de 2020 e 2021 – Orientadora Mariana Lima da Silva/ Bolsitas Alice Tayza Ribeiro de Vasconcelos Moura (curso superior em Gestão Pública);

6- Relações entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados do Campus Boa Vista Zona Oeste – Orientadora Francimeire Sales de Souza/ Bolsista Carla Cristini Moura de Paula (curso técnico integrado de Serviços Públicos);

7- Diagnóstico sobre a Identidade Visual do Comércio de Boa Vista: do desenho ao registro – Orientador Rômulo do Nascimento Pereira/ Bolsista Ádria Varão Alves Roth (curso técnico integrado de Comércio);

8- Covid 19 X empreendedorismo e inovação – Orientadora Elaine Ramires Pinto/ Bolsista Maria de Jesus de Souza Medeiros (curso técnico integrado de Comércio).

PIBICT/PIVICT - Os programas têm entre os objetivos principais estimular e apoiar o desenvolvimento do pensamento científico e da iniciação à pesquisa científica e tecnológica, enquanto instrumentos de complementação à formação acadêmica e profissional dos discentes do IFRR, com     real apoio dos servidores do quadro efetivo; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa, ampliando o acesso e a integração do discente à cultura científica, com o intuito de fortalecer     a capacidade inovadora no país; e proporcionar ao discente, sob a orientação do servidor, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular, a partir de uma curiosidade, o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade.

« Março 2024 »

inscreva_se aqui 2017_1