Servidores ativos e aposentados do IFRR devem validar dados cadastrais
Nesta quinta-feira, 1º de junho, inicia o processo anual de validação dos dados cadastrais pessoais e funcionais dos agentes públicos federais civis. A partir deste ano, servidores ativos e também os aposentados devem realizar o procedimento, conforme previsto nas Portarias SGP/ME nº 1.455/2022, SEGRT/MGI Nº 410/2023 e SGPRT/MGI Nº 2368/2023.
A validação ocorre até 31 de junho de 2023, exclusivamente no aplicativo SouGov.br ou na sua versão web (https://sougov.sigepe.gov.br/sougov/). O procedimento é obrigatório e quem não o fizer deixa de ter acesso ao SouGov.br a partir do dia 1º de agosto. A atualização ou validação dos dados cadastrais é fundamental para o governo compreender o perfil do funcionalismo público e aprimorar políticas públicas de gestão de pessoas
Conforme ainda o Comunicado 3/2023, da Diretoria de Gestão de Pessoas do IFRR, desta quinta-feira, 1.º de junho, e além dos servidores ativos e aposentados, os agentes públicos responsáveis pela gestão de equipes deverão validar a composição do quadro de pessoal da sua unidade e das chefias subordinadas, caso existam.
Outra novidade do ciclo deste ano é a inclusão da autodeclaração de raça/cor. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, as informações coletadas ajudarão a monitorar e avaliar a eficácia das políticas para a redução da desigualdade e o combate ao racismo dentro do setor público.
Mais informações podem ser acessadas pelos tutoriais e FAQ disponíveis no link https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/atualizacao-cadastral
Ascom/Reitoria
1/6/2023