Publicado edital com 44 bolsas para programas de iniciação científica e tecnológica do IFRR

por Rebeca publicado 15/03/2021 18h48, última modificação 15/03/2021 18h48

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) do Instituto Federal de Roraima (IFRR) publicou, nesta segunda-feira, 15, o Edital 01/2021, de seleção para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibict) e para o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica (Pivict). O prazo para impugnação será de 16 a 17 de março.

São ofertadas 44 bolsas. As inscrições ocorrem de 23 de março a 5 de abril de 2021, exclusivamente pela internet, nos endereços dos setores de pesquisa das unidades ofertantes, disponíveis no edital. As bolsas estão divididas entre os campi da seguinte maneira:  9 para o Amajari (CAM), 17 para o Boa Vista (CBV), 6 para o Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) e 12 para o Novo Paraíso (CNP).

Podem participar estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos ou de graduação dos campi. O estudante selecionado no Pibict receberá bolsa mensal no valor de R$ 400 durante os oito meses de duração do programa, contados a partir do dia 26 de abril de 2021. As propostas recomendadas e não contempladas com bolsas poderão ser indicadas ao Pivict – modalidade voluntária que não recebe recurso financeiro.

Conforme o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFRR, Romildo Nicolau Alves, em virtude da pandemia, o edital estabelece como requisito para a participação a adoção prioritária de metodologias que permitam a realização da pesquisa de forma remota, tais como metanálise (análise estatística de diferentes estudos) ou revisão bibliográfica extensiva.

“Diante disso, a coerência da metodologia adotada com as condições de realização da pesquisa oriundas da situação de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), causada pela disseminação do vírus SARS-CoV-2 (novo coronavírus), e das restrições impostas pela pandemia, será considerada na avaliação do mérito dos projetos submetidos”, explicou Alves.

OBJETIVOS – Nos programas institucionais de iniciação científica e tecnológica do IFRR, os objetivos são estimular e apoiar o desenvolvimento do pensamento científico e da iniciação à pesquisa científica e tecnológica como instrumentos de complementação à formação acadêmica e profissional dos discentes do IFRR, com real apoio dos servidores do quadro efetivo.

Objetivam também contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa, ampliando o acesso e a integração do discente à cultura científica, com o intuito de fortalecer a capacidade inovadora no País; e proporcionar ao estudante, sob a orientação do servidor, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular, a partir de uma curiosidade, o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade.

Ascom/Reitoria
Rebeca Lopes