INCUBADORA DE EMPRESAS – Koneka realiza mapeamento para servidores do IFRR atuarem em consultoria de negócios

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 29/09/2020 20h10, última modificação 29/09/2020 20h58

A Koneka, incubadora de empresas do Instituto Federal de Roraima (IFRR), irá realizar, a partir desta terça-feira, 29, mapeamento de interesse e de perfil para servidores da instituição interessados em atuar em consultoria/assessoria a negócios incubados. A Koneka prestará suporte para que novas empresas sejam criadas e desenvolvidas. Seu objetivo é fomentar inovação na criação de produtos e serviços que façam diferença no mercado. O suporte oferecido será apoio logístico, gerencial e tecnológico aos empreendimentos atendidos.

O mapeamento será realizado por meio de formulário, que ficará disponível de 29 de setembro a 5 de outubro de 2020. Para responder, acesse o link aqui.   A disponibilidade de cada servidor será computada conforme regulamentação vigente referente à participação em atividades de extensão (consultoria, assessoria, prestação de serviço, laudos técnicos, desde que não remunerados, com carga horária máxima semanal de duas horas). Ao final do projeto, o servidor será certificado.

Para o coordenador de Políticas de Empreendedorismo do IFRR e gestor sistêmico da Koneca, professor Wilson Alves, os servidores terão a oportunidade de vivenciar o cotidiano de um empreendimento, auxiliar no desenvolvimento do negócio e, consequentemente, contribuir para a ocorrência de mudanças significativas na sociedade, já que a geração de renda pode beneficiar diversos públicos.

Conforme Alves, a Rede Federal de Educação, Profissional, Científica e Tecnológica tem se destacado em diversas áreas, por exemplo, no desenvolvimento de ambientes de inovação como as incubadoras de empresas. “Com o início das atividades da Koneka, o IFRR passa a integrar uma grande rede que fomenta o desenvolvimento de negócios inovadores”, disse.

Lançamento da Koneka em 2019

Ainda segundo o gestor, as atividades da incubadora estavam previstas para se iniciarem presencialmente no mês de março, mas, devido ao cenário de pandemia, foi necessário reformular a oferta de ações de modo não presencial, com a utilização de recursos tecnológicos.

“Essas ações da incubadora, neste primeiro momento, serão coordenadas e realizadas de modo não presencial nas unidades Campus Boa Vista (CBV) e Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), no entanto servidores de outras unidades poderão contribuir”, completou Alves.

Dúvidas poderão ser encaminhadas para os seguintes endereços eletrônicos: koneka@ifrr.edu.br; koneka.cbv@ifrr.edu.br ou koneka.cbvzo@ifrr.edu.br.

Histórico da Koneka –  A resolução que regulamenta a Koneca foi aprovada por unanimidade na 69ª Reunião Ordinária do Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal de Roraima, realizada em 4 de setembro de 2020.  Koneka, na língua macuxi, significa "fazer" e/ou "construir". O nome foi escolhido em consulta pública.

Ascom/Reitoria
Bruna Castelo Branco