Estudantes de Mestrado em Educação realizam evento para debater a pesquisa como instrumento de prática educacional inovadora

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 21/10/2020 21h20, última modificação 21/10/2020 21h20
O evento é voltado para acadêmicos de instituições de ensino superior, pesquisadores, professores e profissionais da educação e das áreas afins

O 1.° Encontro de Discentes de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Uerr/IFRR), com o tema “A pesquisa como instrumento de construção de uma prática educativa inovadora”, iniciou-se na terça-feira, 20, e vai até quinta, 22.

Voltado para acadêmicos de instituições de ensino superior, pesquisadores, professores e profissionais da educação e das áreas afins, bem como a pessoas da comunidade local interessadas no tema, o evento visa promover, por meio das apresentações dos discentes envolvidos nas atividades propostas, a interatividade entre acadêmicos, professores e pesquisadores da educação e das áreas afins.

Segundo uma das organizadoras do evento, a professora do Campus Boa Vista (CBV) Esmeraci Santos do Nascimento, o encontro estava programado para o mês de abril no formato presencial, mas, por causa da pandemia, foi suspenso. “Nosso evento estava pronto. Queríamos realizá-lo e dar visibilidade à temática da pesquisa, que é foco da nossa formação.  Então, em pouco mais de um mês, fizemos todo o repasse da estrutura para o formato visual”, disse. 

O curso de Mestrado em Educação tem duas linhas de pesquisas: “Formação, Trabalho Docente e Currículo” e “Educação do Campo, Educação Indígena e Interculturalidade”.

Um dos objetivos do encontro é esclarecer questões educacionais que destaquem a pesquisa como instrumento de construção de uma prática educativa inovadora, que expressem a capacidade criativa e que promovam a extensão universitária.

Conforme Esmeraci, o tema do evento tem como principal objetivo levar os participantes a pensar na pesquisa como uma perspectiva de melhoria do processo educativo, desde a formação para a docência, passando pela pós-graduação, até o efetivo trabalho pedagógico dentro das escolas. “Discutir, estudar juntos sobre pesquisa, tendo como foco a instrumentalização para uma construção de prática educativa inovadora, na sala de aula, junto dos alunos e dos pares na escola, é a grande proposta do evento”, explicou.  

Para saber detalhes da programação, clique aqui 

O evento está sendo transmitido pelo link no facebook: https://www.facebook.com/discentesmestrado.uerr.ifrr/


Ascom/Reitoria
Bruna Castelo Branco
21/10/2020

 

« Abril 2024 »
month-4
Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4