Comunicação inicia uso da Central de Serviços e disponibiliza Boletim Eletrônico de notícias

por Sofia Lampert publicado 02/04/2019 20h40, última modificação 03/04/2019 12h24

A Assessoria de Comunicação Social (Ascom) e as Coordenações de Comunicação Social (CCSs) do Instituto Federal de Roraima (IFRR) iniciaram, nesta terça-feira, 2, a fase de teste do Boletim Eletrônico de notícias e da Central de Serviços comunicacionais no Suap.

Com periodicidade semanal, o Boletim Eletrônico será disponibilizado pela Ascom nos e-mails dos servidores do IFRR e, em breve, no portal institucional. Nele, vão constar os resumos e os links das principais notícias publicadas pelos setores de comunicação do instituto.

Outra novidade é a Central de Serviços, que poderá ser utilizada por servidores da instituição para solicitar serviços na área da comunicação por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), a exemplo do que já ocorre com os serviços de tecnologia da informação, limpeza, manutenção predial, entre outros.

Para utilizar a ferramenta, o interessado deverá acessar o Suap, clicar em “Abrir Chamado” e selecionar a opção “Comunicação Social e Eventos”. Lá, será possível escolher o tipo de serviço a ser solicitado dentro das categorias “Comunicação Social”, “Design”, “Eventos” e “Revisão de Textos”.

Ao localizar o serviço desejado, é necessário clicar nele para dispor das informações necessárias para sua execução. O módulo ainda oferece a possibilidade de anexar fotos/arquivos que poderão ajudar no atendimento à solicitação. Após finalizar o preenchimento e clicar em confirmar, o serviço se transformará em um chamado no Suap, que poderá ser acompanhado em “Meus Chamados”.

Com a aprovação do Manual de Normas e Procedimentos dos Serviços de Comunicação do IFRR, no início de 2019, todos os serviços nessa área deverão ser solicitados respeitando-se os prazos listados no documento, disponível aqui. A antecedência mínima vai variar conforme o tipo de serviço, como se pode observar a seguir:

Eventos de grande porte (90 dias); eventos de médio porte (30 dias); eventos de pequeno porte (15 dias); cobertura jornalística, fotográfica e/ou filmagem (10 dias úteis); publicação de notícias de cunho institucional (2 dias úteis antes do fato); criação/diagramação de material de divulgação (15 dias úteis); diagramação de informativos, jornais, revistas, manuais, portfólios e livros (60 dias); revisão textual (varia de 12 a 30 dias úteis, a depender do tipo de material e da quantidade de páginas).

O assessor de Comunicação da Reitoria do IFRR, Gildo Júnior, salientou que todos os servidores devem ficar atentos. “Vale ressaltar que todas as demandas serão avaliadas pelo setor de comunicação conforme a ordem de chegada, a relevância da divulgação, o interesse público e a logística disponível para o atendimento. Além disso, é necessário observar que o setor jornalístico, por exemplo, trabalha com a instantaneidade da notícia e observando a dinâmica de os veículos de comunicação serem pautados com antecedência aos fatos, o que pode inviabilizar publicações sobre eventos ou quaisquer atividades após a data da sua realização”, pontuou.

Atualmente, o IFRR conta com a Ascom para o atendimento às solicitações da Reitoria e dos Campi Avançado Bonfim, Boa Vista Zona Oeste e Amajari (jornalístico). Além disso, há as CCSs do Campus Boa Vista e do Campus Novo Paraíso, voltadas exclusivamente para o atendimento das respectivas unidades.

Outras ferramentas – A comunicação também conta com o módulo clipping no Suap, no qual é possível acompanhar as notícias divulgadas pela imprensa sobre a instituição. Recentemente, também foi criado o ícone “IF na mídia” no portal www.ifrr.edu.br, para facilitar o acesso ao clipping do Suap.

Outra forma de seguir o trabalho desenvolvido nas unidades é acessando as notícias produzidas pelas equipes de comunicação do IFRR, que estão disponíveis no portal institucional. Há ainda a opção de visitar os perfis institucionais no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Laura Veras
Foto: Gildo Júnior