PROJETO INOVA – Aulões de revisão são ministrados no CNP para preparar estudantes para o Enem

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 21/07/2022 12h05, última modificação 13/08/2022 14h16
O projeto conta com aulas expositivas dialogadas, seguidas da resolução de questões e de técnicas e informações relevantes para o acerto nas provas
PROJETO INOVA – Aulões de revisão são ministrados no CNP   para preparar estudantes para o Enem

Durante as aulas, são abordados os principais temas do Enem e dos vestibulares em geral para revisar conteúdos didático-pedagógicos, levando em conta os componentes curriculares previstos

Iniciado neste mês, o projeto Inova Aulões de Revisão no IFRR, promovido por um grupo de professores e professoras do CNP, vem reunindo, duas vezes por semana, mais de 30 estudantes da modalidade de ensino médio integrado ao técnico do campus, que querem se preparar para enfrentar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas não conseguem organizar o tempo para essa dedicação fora da carga horária de estudos do instituto.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Alaine Morais, durante as aulas são abordados os principais temas do Enem e dos vestibulares em geral para revisar conteúdos didático-pedagógicos, levando em conta os componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, História, Geografia, Biologia e Inglês.

Ela explicou que o método escolhido para a execução do projeto foi o desenvolvimento de aulas expositivas dialogadas, seguidas da resolução de questões e de  técnicas e informações relevantes para o acerto delas. Além disso, são repassadas outras técnicas também visando ajudar no planejamento do tempo durante a realização das provas.

“Temos a realidade de que uma grande quantidade de alunos e alunas do CNP não dispõem de tempo para complementar os estudos além da rotina do ensino integrado e têm enfrentado problemas relacionados ao longo tempo de permanência na instituição e no deslocamento, notadamente, na ida para escola e na volta para casa. Essas ações que estamos desenvolvendo por meio do projeto Inova Aulões de Revisão visam, por fim, fortalecer as políticas de inclusão e acesso à educação superior pública em Roraima”, disse Alaine.

A estudante do CNP Fernanda Beatriz de Souza contou que resolveu participar dos aulões por acreditar que, com as aulas, aprenderá mais. “Acredito que as aulas serão essenciais para meu aprendizado e certamente vão me ajudar a ter um bom desempenho no Enem”, declarou.

Já a estudante Rita Araújo comentou que, por sentir dificuldades em algumas disciplinas que fazem parte do currículo escolar, quando soube dos aulões, buscou participar como uma forma de entender melhor os conteúdos desses componentes curriculares. “Além de tentar diminuir essas dificuldades, ao mesmo tempo acredito que participar do projeto será uma forma de ir bem no Enem”, disse.

ENEM – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam ainda o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

« Julho 2022 »
month-7
Do Se Te Qu Qu Se Sa
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6