Professor do IFRR lança e-book gratuito sobre escolarização de trabalhadores

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 20/03/2023 16h24, última modificação 20/03/2023 16h24
Livro digital foi lançado pela editora da UFS e está disponível para download gratuito

 ”A febre da ocasião: escolarização noturna com trabalhadores livres, libertos e escravizados na Bahia (1870-1889)”, é o titulo do e-book lançado pelo professor Jucimar Santos, do Campus Novo Paraiso do Instituto Federal de Roraima (IFRR-CNP).  Resultado da pesquisa de mestrado do docente, sobre História Social da Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFB), o livro foi lançado pela editora da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e esta disponível gratuitamente. Para fazer o download clique aqui.

Conforme Jucimar, autor do e-book, trata-se de uma análise sobre um tipo de escolarização que despontou no final do século XIX no Brasil, período fundamental para compreender o declínio da escravidão, a passagem da Monarquia para a República. A obra aponta a questão do altíssimo índice de analfabetismo e as formas de combatê-lo, descrevendo a escolarização das aulas noturnas para trabalhadores, criadas em várias províncias, principalmente na década de 1870.

“É um trabalho enredado por uma experiência pessoal, pois há a conjugação entre a história vivida e a ser contada. Isso pelo fato da possibilidade de entrar um dia em uma universidade pública não ter sido maior que a surpresa de estar nela como aluno e identificar muita gente diferente da minha realidade social, racial e econômica. Isso diz mais sobre um problema histórico de grande relevância no país do que um simples espanto adolescente em um espaço de alta coletividade. Só depois de 17 anos isso é compreensível com mais equilíbrio.”, declarou o professor.

O docente conta que se sente realizado com a publicação. “Um trabalho que parte de uma pessoa que representa coletividades, trabalhando a serviço de outras coletividades. Uma sensação de dever cumprido, de poder contribuir com a educação, com a pauta racial. É uma pesquisa que não se encerra com a publicação de uma obra que passou por um processo de avaliação de uma editora pública [...] É a entrega de um produto que fica para a eternidade, ainda que seja por meios digitais, que favorecem a minha contribuição, pois para além de ser professor e pesquisador, é uma contribuição humanitária, pois se trata da vida de sujeitos dentro de um contexto histórico, que ao longo do tempo se percebeu resultados significativos”, completou o autor.

Sobre o autor – Professor do Campus Novo Paraíso, e atualmente atuando como Coordenador Pedagógico (Coped) na unidade, Jucimar é doutorando em História Social pela UFBA (2019), mestre pela Universidade Federal da Bahia pelo Programa de História Social, linha de Escravidão e Invenção da Liberdade (2017), especialista em estudos étnicos e raciais: identidades e representação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e graduado em História pela Universidade Federal da Bahia (2011).

 

Ascom/Reitoria
20/3/23
« Abril 2024 »
month-4
Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4