Professor do IFRR está entre os finalistas do 2.º Prêmio Inovação Aquícola

por Sofia Lampert publicado 20/04/2022 11h00, última modificação 20/04/2022 18h42
A proposta apresentada pelo professor Ellano Silva é a produção de cosmético biodegradável a partir de pó de conchas de ostra. O docente está concorrendo à premiação na categoria Academia

No último dia 15, começou a votação popular do 2.º Prêmio Inovação Aquícola, promovido pela  11ª Aquishow Brasil, em São José do Rio Preto (SP). Trata-se de uma premiação que tem como objetivo dar reconhecimento a iniciativas relevantes na cadeia produtiva da aquicultura brasileira. Ela está dividida nas seguintes categorias: Academia, Produção, Beneficiamento/Produto Final e Políticas Institucionais.

Das 76 propostas inscritas no certame, a do professor do Instituto Federal de Roraima Ellano José Silva está entre as selecionadas pela organização do prêmio. A pesquisa “Conchas de ostras como alternativa sustentável aos microplásticos”, realizada pelo docente, concorre na categoria Academia. Nesta etapa, o público pode conhecer as propostas selecionadas e votar, até o próximo dia 22, acessando o link https://aquishowbrasil.com.br/premio-inovacao/

Realizada de forma independente, a pesquisa foi desenvolvida na época em que Silva trabalhava como professor substituto no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), contando com o apoio do técnico em recursos pesqueiros Jonas Mariano. Segundo o docente, o objetivo do estudo foi desenvolver um cosmético biodegradável à base de pó de conchas de ostra em substituição aos microplásticos.

Professor Ellano silva está entre os finalistas de premiação em evento nacional da área de aquicutura

Ele explicou os impactos positivos do estudo para a sociedade. “A substituição de microplásticos por pó de concha de ostras em cosméticos é uma alternativa viável, podendo solucionar duas questões críticas: dar finalidade a conchas descartadas de forma inadequada por comunidades pesqueiras (marisqueiras) e reduzir a quantidade de microplásticos nos cosméticos, amenizando, consequentemente, a poluição por microplásticos nos rios e oceanos”, disse. 

Em janeiro de 2021, Silva, que é engenheiro de Pesca e mestre em Ciências Marinhas Tropicais, tomou posse como professor efetivo do IFRR e atualmente coordena o curso Técnico em Aquicultura integrado ao ensino médio ofertado pelo Campus Novo Paraíso (CNP), localizado no Município de Caracaraí, no sul de Roraima. 

Caso o professor conquiste o prêmio, receberá um troféu, em solenidade agendada para o dia 24 de maio, com custos arcados pela organização do evento.  A diretora-geral do CNP, professora Vanessa Vasconcelos, falou sobre a relevância de o IFRR estar sendo representado nesse importante evento nacional da área de aquicultura. “É importante termos um professor concorrendo a um prêmio dessa natureza, pois demonstra que temos profissionais altamente qualificados e que contribuem para o alcance da nossa missão institucional, que é oferecer educação de qualidade, além de inspirar profissionais e estudantes da área de aquicultura”, declarou a gestora. 

Quem tiver interesse em saber mais sobre o curso de Aquicultura ofertado pelo CNP pode acessar o portal do IFRR no link https://novoparaiso.ifrr.edu.br/ensino/cursos-tecnicos/tecnico-em-aquicultura-integrado. Para saber outras informações sobre o evento na área de aquicultura, basta acessar o site da respectiva instituição organizadora: https://aquishowbrasil.com.br/.



Sofia Lampert
Fotos: Arquivo pessoal (Ellano Silva)
19/4/2022

« Abril 2024 »
month-4
Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4