Professor do Campus Novo Paraíso participa de livro que será lançado no México

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 06/04/2021 19h29, última modificação 06/04/2021 19h29
Em razão da pandemia da Covid-19, a obra ainda não tem data de lançamento. Interessados no título podem fazer o download direto do repositório digital da universidade

O docente do Instituto Federal de Roraima Eliaquim Timóteo da Cunha, pertencente ao quadro de servidores do Campus Novo Paraíso, é um dos autores do livro El desastre y sus fronteras: perspectivas desde lo local, organizado pela Universidad Autónoma Metropolitana Unidad Xochimilco, no México.

Responsável pelo último capítulo da obra, com o título ”De la tutela al protagonismo. La Trayectoria Cassupá en Rondônia, Brasil”, o professor relata que o livro é resultado de parcerias entre pesquisadores do Brasil e do México. “São estudos que nos levam a repensar a relação da sociedade com a natureza, o modo de produção capitalista que explora a natureza com consequências que atingem uma curva quase que irreversível”, disse.

O capítulo escrito pelo docente descreve os deslocamentos vividos pelos índios cassupá, entre 1940 e 2013, no Estado de Rondônia, na fronteira do Brasil com a Bolívia. A pesquisa foi baseada em leituras de documentos produzidos por instituições estaduais, bem como de documentos construídos e organizados por povos indígenas, em que constam explicações sobre as vidas que foram silenciadas em ações de políticas indígenas. 

Fruto da pesquisa de mestrado do professor, realizada no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o livro traz uma rica experiência, pois demonstra o empenho de diferentes áreas das ciências humanas. “Então, temos trabalhos da geografia, da antropologia e da sociologia. É uma oportunidade de pensarmos juntos, colaborarmos com diferentes perspectivas e compreendermos as transformações que a sociedade tem vivido”, afirmou Cunha.

Em razão da pandemia da Covid-19, a obra ainda não tem data de lançamento. Interessados no título podem fazer o download direto do repositório digital da universidade. Para acessar, clique aqui.

Aspectos da obra –  Desastre é quando nos deparamos com um processo social desencadeado por um ou mais eventos que irrompem de forma catastrófica. A capacidade de resposta da comunidade ou grupo social afetado é excedida e é necessário ajuda externa, nacional ou internacional. Independentemente da escala, os desastres reduzem a vida, o patrimônio e o território em suas múltiplas dimensões. O gatilho pode ser um evento de origem natural, socioambiental ou antrópica. Nos discursos dominantes, a origem da tragédia costuma ser atribuída a fenômenos naturais, porém, por várias décadas, é amplamente aceito nas ciências sociais que os desastres são derivados da coincidência espaço-temporal entre uma comunidade ou sociedade vulnerável e um ou mais fenômenos mais perigosos.

 

Ascom /Reitoria
Bruna Castelo Branco
6/4/2021

 

« Março 2021 »
month-3
Do Se Te Qu Qu Se Sa
28 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3