PÓS-GRADUAÇÃO – IFRR recebeu mais um mestre em seu quadro de servidores
Valorizar os servidores, investindo tanto na capacitação quanto na qualificação profissional, tem sido o grande diferencial do Instituto Federal de Roraima (IFFR) nos últimos anos, o que se reflete na qualidade do ensino ofertado pela instituição. Como resultado dessa política, mais um servidor recebeu, nestes dias, o título de mestre.
No dia 1.º de setembro, o técnico em assuntos educacionais e diretor-geral do Campus Novo Paraíso, Eliezer Nunes Silva, defendeu, na Universidade Estadual de Roraima (Uerr), a dissertação de mestrado com o tema “A contribuição da prática pedagógica da alternância na trajetória escolar de alunos do curso Técnico em Agricultura no Campus Novo Paraíso/IFRR”, e foi aprovado pela banca.
Segundo Nunes, o objeto de estudo foi a Pedagogia da Alternância. “O meu objetivo foi analisar o processo pedagógico da Alternância, destacando suas contribuições na trajetória escolar de alunos do curso Técnico em Agricultura do Campus Novo Paraíso/IFRR”, explicou.
A dissertação apresentou como novos conhecimentos: a definição das fases e da origem da Pedagogia da Alternância no Estado de Roraima; a classificação do Memorial Acadêmico Descritivo como mais um instrumento pedagógico da Alternância; a categorização de novos instrumentos de ensino da Pedagogia da Alternância; as contribuições da Pedagogia da Alternância na trajetória escolar dos alunos; o percurso metodológico da dissertação como um caminho para avaliação de um curso com destaques em suas contribuições para com os alunos; novos desafios da Pedagogia da Alternância, principalmente, na formação de professores. “Este mestrado aumenta meu compromisso com a educação do Estado de Roraima”, diz Nunes.
O mais novo mestre do IFRR, durante a apresentação da sua tese, agradeceu a Deus, aos orientadores (Dr. Evandro Ghedin, Dr. Sérgio Luiz e Dra. Heloísa Borges), aos acadêmicos e aos familiares, assim como lembrou a torcida de gestores e servidores do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR) pela conquista, destacando a contribuição da professora doutora Ivana Marques, do CNP, no processo de construção da dissertação.
Nunes foi o primeiro, entre os que ingressaram no Mestrado Acadêmico em Educação da Uerr, ofertado em parceria com o IFRR, a defender a sua dissertação.
CCS/CNP
09/09/2016