Período de inscrições para monitores começa na segunda-feira

por Márcio Mota publicado 26/04/2016 16h55, última modificação 26/04/2016 16h54
Os selecionados receberão uma bolsa de R$ 440 por um período de seis meses. Os estudantes interessados em concorrer a uma das bolsas oferecidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Monitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) poderão se inscrever a partir de segunda-feira, dia 25. O instituto está ofertando 25 bolsas, sendo 19 para alunos de cursos técnicos e seis para os de cursos superiores. As vagas estão distribuídas entre os Campi Boa Vista Centro, Amajari e Novo Paraíso. Os selecionados receberão uma bolsa de R$ 440 por um período de seis meses.

Podem concorrer a uma das bolsas estudantes matriculados nos cursos técnicos e superiores do IFRR durante o período letivo de 2016. Os selecionados deverão cumprir uma carga horária semanal de dez horas de atividades.

Para se inscrever, o interessado deverá apresentar, entre outros documentos, o plano de trabalho preenchido e assinado por ele e pelo professor-orientador. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 4 de maio, no campus onde o aluno estuda. O edital completo poder ser conferido no link: http://reitoria.ifrr.edu.br/pro-reitorias/ensino/edital-no-002-2016-proen-ifrr-bolsa-de-monitoria-2

O Programa Institucional de Bolsas de Monitoria é uma ação direcionada à melhoria do processo ensino-aprendizagem e, no caso dos acadêmicos dos cursos de licenciatura, trata-se de atividade acadêmica complementar, fundamentada na iniciação à docência.

Segundo o reitor do IFRR, Ademar de Araújo Filho, o programa também tem por finalidade a valorização do esforço e da dedicação dos estudantes que apresentam alto rendimento acadêmico.

“Essa ação fortalece a relação teoria e prática, por meio da vivência de situações reais de aprendizagem pelo estudante. Na prática, entre outras vantagens, o programa proporciona ao estudante-monitor o desenvolvimento do senso de responsabilidade, de cooperação, de satisfação em ampliar conhecimentos, de formação integral e preparação para o mundo do trabalho, em especial, para a docência, nos casos dos estudantes das licenciaturas”, explicou Filho.

Confira o quadro de vagas disponibilizadas:

ESTUDANTE-MONITOR – Entre as atribuições do estudante-monitor, ele deverá colaborar com os estudantes do curso no desenvolvimento das atividades teóricas e práticas de caráter pedagógico; identificar eventuais falhas na execução do processo de ensino-aprendizagem, informando-as ao professor-orientador, para que sejam adotadas medidas alternativas para a superação dessas falhas; colaborar com o professor-orientador no desempenho de tarefas didáticas, tais como: preparação de aulas práticas, realização de trabalhos práticos e experimentais durante as aulas de laboratório, e aplicação de exercícios e trabalhos escolares.

SHENEVILLE ARAÚJO
CCS/ Reitoria