OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA - Aluno do Campus Novo Paraíso ganha medalha de menção honrosa

por Rebeca publicado 23/05/2023 12h10, última modificação 24/05/2023 14h21
Além de representar o IFRR no evento nacional, a atuação o colocou entre os 70 melhores participantes desta edição

Morador da vicinal do Itã, Município de Caracaraí, Jhonathan Hiroki, 15 anos, aluno do 2.º ano do curso Técnico de Agroindústria do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima, sul de Roraima, ganhou, neste domingo, 21, medalha de menção honrosa por sua atuação na 2ª fase da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF).

O evento ocorreu de 19 a 21 de maio, em Fortaleza (CE), no Instituto Federal do Ceará/Campus Fortaleza, onde ele apresentou trabalho em feira científica de Matemática e participou de prova objetiva na competição. Além de representar o IFRR no evento nacional, sua atuação o colocou entre os 70 melhores participantes desta edição.

No evento, Hiroki esteve acompanhado do seu professor orientador, Igor Marinho Feitosa, que desenvolve monitoria com o aluno com vistas a essa participação. Esse resultado foi o melhor do CNP na competição, e também a primeira participação da unidade de maneira presencial. As demais ocorreram de forma on-line.

Nem a rotina de estudo do curso técnico, nem a preparação extra para a participação na competição, nem os 104 quilômetros percorridos diariamente no trecho casa-escola-casa impediram Hiroki de alcançar tamanha conquista. Do local onde mora, na vicinal do Itã, até pegar o ônibus escolar, na BR-174, são 12 quilômetros percorridos na garupa da motocicleta do pai.

Para não perder o ônibus e estar às 7h30 na sala de aula, ele precisa estar de pé às 5 horas da manhã. Do ponto de ônibus até o campus são mais uns 40 km. Entre ida e volta para casa, todos os dias, são em torno de 104 km percorridos. Somadas as distâncias, o aluno percorre, aproximadamente, 520 km semanais para se manter na escola, onde passa o dia todo. E, quando volta para casa, ainda tem as tarefas das demais disciplinas e os estudos para as provas.

Ao contrário de boa parte das pessoas, Hiroki afirma que sempre gostou da disciplina de Matemática, mas nunca imaginou que ela pudesse levá-lo a conhecer novos lugares. Os frutos da participação na olimpíada foram destacados. “Depois da prova, como resultado dessa participação, penso que estou mais confiante em mim mesmo e mais determinado. Fora que conheci pessoas fantásticas, que se dedicam bastante à matemática”, disse Hiroki.

O professor Igor Marinho Feitosa comenta que identificou em Hiroki muita aptidão para a matemática, além de foco e disciplina. Com isso, começou a propor questões diferentes das aplicadas aos demais alunos, com vistas a prepará-lo para essa e outras competições de matemática, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), de que participou ano passado e vai participar este ano de novo.

Feitosa relembra que, para chegar até aqui, a caminhada começou em dezembro de 2022, quando teve a primeira fase, em que tirou a melhor nota do campus, colocando-o na segunda fase. “Foi um percurso longo, dolorido, mas, com muita dedicação, força de vontade, chegamos até o Ceará. Passamos por vários obstáculos, desde a preparação até a obtenção de recursos para viajar”, disse, destacando o apoio da gestão do CNP e dos setores administrativo e de ensino para que a viagem pudesse ocorrer.

O professor relata que, na OMIF, Hiroki fez a prova na última sexta-feira, 19, na parte da tarde, e que o resultado da medalha de menção honrosa saiu no domingo, 21. Entre a prova e a divulgação do resultado, o aluno participou de oficinas do evento. “No domingo, Jhonatan ficou entre os 70 melhores de todos os IFs. Foi uma conquista fantástica que ele conseguiu; mérito totalmente dele. Eu sou apenas o coadjuvante. Estou ali para mostrar, incentivar e ajustar detalhes. E o resultado foi esse”, afirmou.

Texto: Rebeca Lopes

Revisão: Antonio Matos