Campus Novo Paraíso inaugura novos ambientes didáticos

por Laura publicado 01/09/2022 14h05, última modificação 05/09/2022 18h14
Unidade de produção educacional, câmara frigorífica e salas modulares agora integram a estrutura do campus

O Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP/IFRR) inaugurou, nesta quarta-feira, 31, novos espaços didáticos. Um deles é a unidade educativa de produção (UEP), ambiente composto por banheiros, escritório e depósito de material, exclusivo para atividades de campo, como aquicultura, suinocultura, avicultura e viveiros. Outro são as salas modulares, para aulas teóricas e práticas. Além desses espaços, agora o CNP conta com câmara frigorífica, requisitada para as aulas do curso Técnico em Agroindústria.

Segundo a diretora de Ensino do CNP,  Edileusa dos Santos, a UEP foi pensada para fortalecer essas atividades. “Caso haja um experimento, o espaço serve para que o estudante possa ter um momento de descanso, usar os banheiros, tomar um banho. Este é um espaço para atender às áreas didáticas, o qual fazia falta no campus”, disse.

Ainda conforme Edileusa, foi importante a ampliação da unidade para o acolhimento de novos estudantes. “Com a entrada da nova turma do curso de Agronomia, podemos acolher os novos alunos e realizar as nossas atividades, que são diversas, tanto no ensino como na pesquisa e na extensão”, declarou.

Sobre a câmara frigorífica, a diretora de Ensino explica que é uma oportunidade para a criação de uma cooperativa de polpas de frutas ou de um restaurante próprio do CNP. “Eu enxergo a chegada desses novos espaços como um grande progresso para o nosso campus, pois a direção do campus sempre teve o pensamento de crescimento e expansão do CNP”, contou.

De acordo com o diretor do Departamento Técnico do campus, Juliano Jonas, as novas unidades foram uma grande conquista. “É um suporte para as atividades de campo, em todos os aspectos, seja abrigo para sol ou chuva, seja um espaço para o professor planejar suas aulas, mas principalmente alojamento para alunos que estão em desenvolvimento de projeto de pesquisa, que precisam estar próximos do ambiente de produção”, explicou. Ele destacou a suinocultura, em que os partos ocorrem no período noturno e o estudante precisa de um local seguro para acompanhar os animais.

Para a diretora-geral do CNP, Vanessa Rufino, o recebimento desses novos espaços fortalece os cursos ofertados pela unidade. “Já tínhamos a necessidade de uma sala de aula, pois tivemos o ingresso da 5ª turma do curso de Bacharelado em Agronomia. Então, a partir de hoje, temos todas as aulas em funcionamento. A UEP vai atender com maior qualidade de vida o estudante, que realiza, orientado pelo professor, a atividade de campo. Nesse espaço, ele pode tomar banho, descansar e depositar materiais de manutenção e organização das áreas de produção animal ou vegetal. A câmara fria atende nossa necessidade de armazenamento de alimentos, atende ao restaurante, que, em longo prazo, poderá se tornar restaurante próprio do campus, e atende, principalmente, ao curso Técnico em Agroindústria”, disse.

 

Ascom/Reitoria
Fotos: Gildo Júnior 
1/9/2022
« Agosto 2022 »
month-8
Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3