Mais de 540 pessoas são certificadas pelo Campus Novo Paraíso

por Márcio Mota publicado 01/09/2020 18h10, última modificação 01/09/2020 18h09
O resultado de mais de dois meses de aula on-line, em plena pandemia, dos cursos de formação inicial continuada (FIC) Auxiliar Pedagógico e Assistente Administrativo foi comemorado pelo Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP/IFRR). Dos 640 alunos que iniciaram as aulas no âmbito do programa Novos Caminhos, 543 concluíram os cursos.

De acordo com a Coordenação do Curso Auxiliar Pedagógico do CNP, a turma iniciou com 300 alunos, e 255 concluíram. A participação era bem mesclada, com pessoas de vários estados, como Amazonas, Alagoas, Bahia e Rio Grande do Sul. Os polos virtuais estavam localizados nos municípios de Amajari, Boa Vista, Caracaraí, Pacaraima e São Luiz.

Apesar do momento difícil, com vários alunos positivados para a Covid-19 durante os cursos, a maioria conseguiu terminar e vencer problemas estruturais de internet e energia elétrica, vivenciados especialmente por quem mora no interior de Roraima. “O alto índice de permanência e êxito mostra o grande trabalho feito por toda a equipe do CNP no planejamento e na execução do curso”, disse o coordenador de curso Auxiliar Pedagógico, Cassiano Henrique Monteiro Correa Ramos.

Para ele, os cursos na modalidade Educação a Distância, principalmente de capacitação, são uma realidade que veio para ficar, e o CNP demonstrou que está pronto para essa demanda. “Foi uma experiência muito gratificante poder oferecer um curso 100% EAD. A equipe multidisciplinar de professores mediadores e coordenadores fez um ótimo trabalho de interação, comunicação e resgate dos alunos, demonstrando muita experiência nas atividades a distância”, afirmou.

Já o curso de Assistente Administrativo teve a maior procura na fase de inscrições, quando foram ofertadas 300 vagas inicialmente. Devido à demanda, a equipe se reuniu e decidiu ampliar para 340 vagas. Então, a capacitação iniciou-se com 340 alunos, e 288 concluíram, uma evasão de pouco mais de 15%.

As sete turmas desse curso estavam presentes em seis municípios de Roraima, com a participação de sete professores mediadores e seis professores formadores de vários estados brasileiros. E os alunos, em sua maioria, eram de Roraima, mas também de vários estados.

Os polos virtuais do curso de Assistente Administrativo estavam em Alto Alegre, Boa Vista, Caroebe, Pacaraima, Rorainópolis e Uiramutã. “A experiência em coordenar o curso foi enriquecedora. Constituiu-se num momento de construção coletiva dos sonhos de pessoas que desejam melhorar de vida com os conhecimentos adquiridos no curso”, comentou o coordenador do curso, Pierre Pinto Cardoso.

Ascom/Reitoria

Rebeca Lopes