Integração estudantil e disseminação de conhecimentos são promovidas em evento interdisciplinar no CNP

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 07/12/2022 20h39, última modificação 07/12/2022 20h39
O Café Cultural realizado junto com a apresentação do projeto "Ultrapassando limites: o caminho até a medalha em olimpíadas" reuniu estudantes do IFRR e de fora da instituição

Estudantes da Escola Padre Calleri visitaram o CNP e puderam ter acesso ao conhecimento produzido na unidade do IFRR e à estrutura oferecida para as formações

A manhã desta quarta-feira, dia 7, no CNP foi marcada pela alta circulação de conhecimentos e intensa integração entre estudantes do Município de Caracaraí. É que a primeira edição do Café Cultural, evento com atividades integrativas das disciplinas Língua Portuguesa, História e Geografia, e a apresentação do projeto de extensão de matemática "Ultrapassando limites: o caminho até a medalha em olimpíadas" foram realizadas em conjunto no espaço cultural da unidade de ensino do IFRR no sul do Estado de Roraima.

A forte integração ficou por conta da participação de estudantes da Escola Estadual Padre Calleri, do Município de Caracaraí, que estiveram visitando o campus durante toda a manhã. A disseminação de conhecimentos ocorreu por meio de diversas exposições, apresentação de teatro, vídeos e danças, e declamação de poesias, promovidos dentro das temáticas das disciplinas Língua Portuguesa, História, Geografia e Matemática.

Uma das organizadoras do Café Cultural, a professora Claudina Miranda, destacou a exposição do processo histórico de formação do Estado de Roraima; a abordagem dos aspectos geográficos que levaram aos conflitos por terras entre fazendeiros e indígenas que duram até hoje, além dos conflitos do garimpo, retratados na apresentação de teatro; e a diversidade cultural regional dos povos da Região Norte, principalmente a indígena, demonstrada por meio culinária, literatura e arte.

“O evento foi excelente, primeiro porque os estudantes puderam pesquisar, conhecer e apresentar a cultura, a arte, a culinária e os objetos dos estados da  Região norte, sobretudo de Roraima. Depois, porque o público, tanto da comunidade acadêmica (servidores, estudantes) quanto os visitantes, pôde conhecer, apreciar o evento, que trouxe a diversidade cultural da Região Norte, considerando os aspectos históricos e geográficos de cada estado”, avaliou a professora.

A diretora da Escola Padre Calleri, responsável pelas turmas visitantes do campus, Marnubia Diniz, analisou positivamente a participação dos estudantes e das estudantes no evento e afirmou que já é possível até mesmo visualizar alguns resultados.

“Essa foi uma oportunidade muito gratificante para nossos estudantes poderem conhecer a estrutura que o IFRR oferece e pensar mais seriamente no futuro profissional, levando em conta que a possibilidade de uma formação de qualidade e acessível existe aqui”, declarou a diretora ao informar que alguns  já começaram a pensar em fazer um curso técnico no instituto para depois tentarem uma graduação na área do setor produtivo, como agricultura ou agropecuária.

MATEMÁTICA -  Outro ponto alto do dia foi a apresentação do projeto de extensão na área de matemática "Ultrapassando limites: o caminho até a medalha em olimpíadas", coordenado pelo professor Igor Feitosa.

Segundo ele, o objetivo de expor o projeto foi apresentar a estrutura e a metodologia utilizada, oferecendo uma compreensão de que é possível aprender matemática e atingir altos níveis de conhecimento e competitividade.

“O  projeto ‘Ultrapassando limites: o caminho até a medalha em olimpíadas’ tem como principal objetivo preparar alunos do nível 3 do Campus Novo Paraíso e demais escolas públicas de cidades vizinhas que participam de competições de matemática em nível municipal, nacional e internacional. Buscamos a adaptação dos estudantes da educação básica com questões de competições matemáticas, além de descobrir novos talentos em matemática”, destacando a importância de receber a visita de estudantes de outra instituição no CNP e poder ver o entusiasmo que tinham ao conhecer o campus e o que é oferecido”, explicou o docente.

Para a estudante do curso de Agroindústria do CNP e  bolsista do projeto Nádia Thauana, a realização do evento no campus foi uma iniciativa importante para demonstrar as atividades e as possibilidades da ação de extensão.

“Participar do projeto me proporcionou um certo preparo para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas deste ano. Foi muito produtivo. Tive acesso a conteúdos que geralmente não são estudados em sala de aula. E, além disso, pude aprimorar os conhecimentos que já tinha sobre matemática. Tudo sob orientação, o que é muito importante”, comentou, destacando também a necessidade da realização de eventos como esse para incentivar adolescentes no caminho da formação.

O também estudante do curso de Agroindústria do CNP e bolsista da ação Jhonathan Hara afirmou estar satisfeito em participar do projeto de extensão de matemática, pois tem conseguido alcançar melhor preparo acadêmico.

A área da matemática geralmente é vista com muita dificuldade, mas, participando do projeto, podemos ver que não é nada que não possamos superar e resolver. Essa ação está ajudando muito a abrir a minha mente e aumentar meus conhecimentos”, declarou o aluno.