IF COMUNIDADE – Minicursos e palestras apresentam alternativas sustentáveis às práticas de produção rural

por Márcio Mota publicado 07/11/2016 21h55, última modificação 10/11/2016 18h55
O Campus Novo Paraíso realiza, neste sábado, dia 12, a 3ª edição do IF Comunidade. Com programação voltada aos pequenos produtores da região, o evento traz a temática “Desenvolvimento e Sustentabilidade no Sul do Estado de Roraima”, visando à integração com a comunidade por meio de palestras, oficinas, minicursos e mesa-redonda. As inscrições para participar da programação serão feitas no dia do evento, a partir das 8 horas, na Escola Estadual Roraima, localizada na BR 174, Km 585, Vila Petrolina do Norte, Município de Caracaraí

O Instituto Federal de Roraima, representado pelo Campus Novo Paraíso (CNP), realiza, neste sábado, dia 12, a 3ª edição do IF Comunidade. Com programação voltada aos pequenos produtores da região, o evento traz a temática “Desenvolvimento e Sustentabilidade no Sul do Estado de Roraima”, visando à integração com a comunidade por meio de palestras, oficinas, minicursos e mesa-redonda. As inscrições para participar da programação serão feitas no dia do evento, a partir das 8 horas, na Escola Estadual Roraima, localizada na BR 174, Km 585, Vila Petrolina do Norte, Município de Caracaraí.

Durante o IF Comunidade, será ofertada uma programação que contribuirá para os arranjos da produção local, sobretudo para o desenvolvimento de práticas sustentáveis nas atividades diárias dos produtores rurais. Um dos momentos mais aguardados, segundo a comissão de divulgação, é a mesa-redonda “Regularização Fundiária e Financiamento Rural”, conduzida pelas instituições INCRA, Iteraima, ICMBio, Seapa, Seplan, Safra, Agronape, Banco do Brasil e Banco da Amazônia, que trará discussões acerca de situações específicas do estado e da região.

O evento também contará com uma atividade que envolve alunos da Escola Estadual Roraima e das comunidades adjacentes. Trata-se de um projeto voltado para a educação ambiental, com crianças do 5.º ao 9.º ano do ensino fundamental. Incentivando a preservação do meio ambiente por meio do plantio de mais de 100 mudas de árvores, o projeto busca desenvolver a conscientização sobre a redução da poluição, a diminuição da temperatura, a elevação do espírito de cidadania e a sensibilização da comunidade local.

Além disso, estão previstos minicursos sobre os temas “boas práticas no manuseio de alimentos”, “cultivo e beneficiamento de horta doméstica”, “fatores que interferem na queda de flores de plantas cítricas”, “manejo da piscicultura em viveiros escavados” e “silagem”, além da palestra “Defesa sanitária vegetal”, ministrada pelo diretor de Defesa Vegetal da Aderr, Luiz Claúdio Santos Estrella.

Para o coordenador de Extensão do Campus Novo Paraíso e presidente da Comissão do IF Comunidade 2016, professor Daniel Chiaradia, “o objetivo do evento é estabelecer uma aproximação do IFRR com a comunidade e cumprir o seu papel como instituição de ensino, que é promover orientações que contribuam para as práticas sustentáveis na produção rural, associadas ao desenvolvimento econômico, social e cultural da região”. Contando com a participação dos produtores e dos alunos da região sul de Roraima, a 3ª edição do IF Comunidade espera reunir cerca de 300 pessoas que buscam desenvolver a produção do campo em harmonia com o meio ambiente.

Maria Edjane
CCS/Campus Novo Paraíso