Oficina aborda utilização das mídias sociais no processo de ensino-aprendizagem

por Rebeca publicado 29/11/2016 23h05, última modificação 30/11/2016 01h16
Uma das nove oficinas realizadas na tarde desta terça-feira, dia 29, o penúltimo dia do V Fórum de Integração do Instituto Federal de Roraima, abordou o tema “Utilização das mídias sociais como recurso didático”, ministrada pelo aluno do curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Boa Vista Centro João Pedro Baraúna

Uma das nove oficinas realizadas na tarde desta terça-feira, dia 29, o penúltimo do V Fórum de Integração do Instituto Federal de Roraima, abordou o tema “Utilização das mídias sociais como recurso didático”, ministrada pelo aluno do curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Boa Vista Centro João Pedro Baraúna.

Os tipos mais comuns das mídias sociais apresentadas nas três horas de oficina foram Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp, YouTube e algumas ferramentas do Google, como o Google Drive, o Translate, o Google Maps e a ferramenta de biblioteca.

Baraúna diz que sua inquietação com aulas que se limitam ao uso do quadro branco e do espaço físico da sala de aula vem do ensino médio. Daí a ideia de apresentar opções aos futuros professores (alunos do IFRR) de tornar o conteúdo mais atrativo. O aluno recebeu orientação do servidor do IFRR Gildo Júnior para a produção da oficina.

Conforme Baraúna, são vários recursos disponíveis na web e uma geração superconectada. “Não tem como o professor não entrar por esse caminho (a internet como ferramenta de ensino). Eu vejo as mídias sociais como um método que os futuros professores podem utilizar para desenvolver as aulas, independente de conteúdo, uma vez que são várias áreas”, disse.

O aluno também acredita que a utilização das redes sociais pode contribuir para reduzir a evasão nas disciplinas. Citou como exemplo a utilização do Facebook, considerada a ferramenta de massa a que todos estão conectados, como meio de disponibilizar documentos, fazer enquetes, criar grupos de discussão, manter conversas e debates entre alunos e professor.

Para a estudante de Letras e Espanhol do IFRR Môniza Sousa, a oficina vai contribuir para a sua futura profissão. “Ainda não estou na sala de aula, mas pretendo atuar, e achei o tema da oficina interessante, porque a gente vai aprender opções de deixar as aulas mais atrativas”, comentou.

MAIS – Outras oito oficinas ocorrem na tarde desta terça-feira, dia 29: Jogos matemáticos:  saber diferenciado; Educação para a vida: diga não às drogas; Cartazes da diversidade: o olhar antropológico na leitura do cotidiano escolar; English whorkshp: expanda seu vocabulário em inglês; Abordando saberes de Geometria Espacial com auxilio de sólidos geométricos; Jogos lúdicos como recurso didático para o ensino-aprendizagem da língua espanhola; La enseñanza de lengua española: la música como instrumento de aprendizaje; e Sofrimento mental no trabalho: um estudo sobre as reações emocionais no âmbito do IFRR.

Rebeca Lopes
Assessoria Forint